Morreu na manhã deste sábado (12), aos 87 anos, o humorista Ary Toledo, nome popular da comédia no rádio e na TV do Brasil, ele estava internado desde o dia 2 de outubro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
A informação foi divulgada por meio do perfil oficial do artista no Instagram. Conforme a instituição, a causa da morte foi em decorrência a uma pneumonia.
"Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós... Sentiremos a sua falta Mestre", disse a publicação.
O velório deve acontecer às 19h em São Caetano do Sul (SP). Após o momento, ele será cremado.
Trajetória
Nascido no município de Martinópolis, interior de São Paulo, Ary Toledo alavancou sua carreira na TV e no rádio ao contar piadas e histórias engraçadas.
Aos 22 anos mudou-se para a capital paulista, momento este, que começou a fazer shows como cantor e contador de piadas, além de trabalhar como ator. Em sua carreira musical, lançou seu primeiro trabalho em 1965, um álbum chamado "Ary Toledo No Fino da Bossa". O disco foi impulsionado pelo sucesso da música "Tiradentes".
Ary chegou a se destacar com a música “Pau de Arara”, composição de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. E por conselho do próprio Vinicius, decidiu deixar as canções de lado e se dedicar ao humor.
Trabalhou também em emissoras como TV Tupi, Record, SBT e escreveu livros como “O Melhor de Ary Toledo” e “Os Textículos de Ary Toledo”.
Por 45 anos, foi casado com a diretora teatral Marly Marley, que morreu em 2014, aos 75 anos, vítima de uma complicação do câncer de pâncreas.