Após o ninho cair, um filhote de arara foi resgatado durante a chuvarada da quarta-feira (09), que causou estragos em diversas regiões de Campo Grande.
A informação foi confirmada pela pesquisadora e bióloga do Instituto Arara Azul, Larissa Tinoco, que informou à reportagem do Correio do Estado que a população acionou a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana.
O filhote foi resgatado e encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). A pesquisadora contou que o Instituto foi notificado do resgate.
Trabalho
O Instituto Arara Azul realiza o monitoramento dos ninhos em Campo Grande; esse em questão era utilizado para reprodução há cinco anos.
“No temporal, estava à noite quando entraram em contato com o Instituto. Esse ninho fica na rua Pedro de Souza e, quando monitoramos em setembro, estava com ovos. O morador entrou em contato para informar a queda do filhote”, explicou a especialista.
Segundo Larissa, embora tenha ocorrido a queda, os dois ovos quebrados já estavam inviáveis. O filhote está com aproximadamente dez dias e estava com o “papo cheio”, indicando que havia sido alimentado há pouco tempo.
Como as araras têm o costume de voltar para usar o mesmo ninho todos os anos, o Instituto Arara Azul costuma realizar o manejo de um ninho artificial para que o filhote permaneça no local e a natureza siga seu ciclo.
Ocorre que, devido à chuva forte que atingiu a capital sul-mato-grossense, não foi possível realizar o procedimento.
Outro caso
Neste mesmo dia, a queda de um coqueiro no bairro Santa Fé acabou vitimando dois filhotes de arara que não resistiram ao atingir o asfalto. Além disso, por pouco não ocorreu um acidente de trânsito.