Logo Correio do Estado

DIÁLOGO Até parece que o segundo turno será uma "guerra de máquinas"... Leia na coluna de hoje Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 14 OUT 2024 • POR ESTER GAMEIRO • 00h01

Aldous Huxley - Escritor Britânico

"Há um único recanto do universo que podemos ter a certeza de melhorar: o nosso próprio eu”.

FELPUDA

Até parece que o segundo turno será uma “guerra de máquinas”: um dos lados colocou a sua tchurminha para espalhar aos quatro ventos da cidade que enfrentará um “tratoraço” de escalas estadual e municipal.

Já do outro lado, fala-se que o governo federal de esquerda vem com “possantes turbinados” para auxiliar a adversária. Há quem garanta que os motores estão roncando na pista e que o barulho promete ser ensurdecedor até o dia 27, quando o embate será definido. Sei não…

 Regra

Alteração em lei estadual de 2010 determina a obrigatoriedade do fornecimento ao consumidor de iNformações e documentos pelas operadoras de planos ou pelos seguros privados de assistência à saúde em caso de negativa de cobertura.

Mais

As operadoras deverão justificar a negativa de cobertura parcial ou total no prazo de 24 horas após A comunicação, por meio de aplicativo próprio, via sistema médico ou SMS. A proposta é do deputado Paulo Duarte (PSB).

 Elton Fabrício Tofano e Camila Muzzi Grinfelder Tofano. Foto: Studio Vollkopf
Marçal Filho, que comemora 60 anos nesta segunda-feira. Foto: Arquivo Pessoal

 Na cara

Em ataques no segundo turno de uma eleição, não existem dissimulações: a autoria é “carimbada” e não tem como se posar de vítima – seja de um lado, seja de outro. Aliás, em tempos de internet, criar factoide contra si é um caminho perigoso e que pode fazer a máscara cair, uma vez que o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Tem gente que não aprende…

Distante

Embora Campo Grande vai ter uma prefeita, conforme a vontade do eleitor no primeiro turno, na Câmara Municipal continua muito grande a distância entre o número das cadeiras que serão ocupadas por homens e mulheres.

Apenas duas tomam posse para a legislatura a partir de 2025: Luiza Ribeiro (PT) e a novata na política Ana Portela (PL). As demais 27 vagas estão nas mãos das bancadas masculinas. Vale ressaltar
que atualmente àquela Casa de Leis tem apenas uma mulher, no caso, a petista que foi reeleita.

Cadeira

Com colete de “fiscal do povo”, utilizando o mote em que dizia que Dourados está bagunçada
e prometendo que, caso fosse eleita, trabalharia para melhorar as coisas – afirmando até que “de zona eu entendo” –, Isa Marcondes (Republicanos) conquistou uma cadeira na Câmara Municipal. Ela foi a campeã nas urnas, obtendo 2.992 votos, deixando alguns tradicionais políticos comendo poeira. Em tempo: ela é dona de prostíbulo.

Aniversariantes

Colaborou Tatyane Gameiro