Homem, de 34 anos, morreu em confronto com policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), na noite desta segunda-feira (14), na rua Timbiras, bairro Jokey Clube, em Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, o homem assaltou um carro-forte, em 27 de junho de 2024, em Icapuí (CE), município localizado a 201 quilômetros de Fortaleza. Ele estava sendo procurado pela polícia.
Com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), a Polícia Militar (PMMS) descobriu a localização do criminoso. Com isso, se deslocaram até o endereço.
O autor estava na frente de casa, sem camisa, sendo possível reconhecer as diversas tatuagens que tem no braço e peito.
Os policiais deram voz de abordagem, mas ele desobedeceu e tentou fugir pulando o muro da residência.
De acordo com a PM, o criminoso viu que estava cercado e que não tinha escapatória e, então, sacou uma arma e apontou em direção aos policiais.
Os militares revidaram, balearam e desarmaram o bandido. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
ESTATÍSTICA
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 61 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 26 de setembro de 2024, em Mato Grosso do Sul. O sistema está fora do ar e não foi possível levantar os números de setembro.
Das 61 mortes,
- 33 ocorreram em Campo Grande
- 28 ocorreram no interior do Estado
- 9 ocorreram em janeiro
- 6 ocorreram em fevereiro
- 13 ocorreram em março
- 4 ocorreram em abril
- 5 ocorreram em maio
- 8 em junho
- 2 em julho
- 5 em agosto
- 7 em setembro
- 2 em outubro
- 52 são homens
- 1 mulher
- 6 não tiveram o sexo divulgado
- 30 são jovens
- 20 são adultos
- 3 são adolescentes
- 6 não tiveram a faixa etária divulgada
Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.
O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.