Logo Correio do Estado

Política Regras de participação na Black Friday são aprovadas pelos deputados De acordo com o texto apresentado na Assembleia, as informações sobre preços devem ser transparentes para o consumidor, garantindo que ele tenha proteção e confiança nos valores apresentados. 15 OUT 2024 • POR João Gabriel Vilalba • 14h30
Os parlamentares apreciaram quatro proposições pautadas na Ordem do Dia desta terça-feira   Foto: Luciana Nassar

Deputados se reuniram nesta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa para aprovar quatro projetos de lei, incluindo aqueles que estabelecem as regras de participação dos estabelecimentos comerciais durante os eventos da Black Friday, que ocorrerá em novembro.

onforme o texto apresentado, o Projeto de Lei 051/2024, do deputado Junior Mochi (MDB), assegura que as informações sobre preços e valores sejam transparentes para o consumidor. Essa regulamentação tem como objetivo proteger os consumidores e promover maior confiança nas compras realizadas durante as promoções da Black Friday.


Como funciona Black Friday 

Conhecido popularmente como a inauguração da temporada de compras no país, o Black Friday ocorre na última semana de novembro, coincidentemente com o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos.

O evento é tão tradicional no país que muitos comerciantes passam o ano inteiro se preparando para alavancar suas vendas. O Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro 

Essa estratégia surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no século XX, quando a sexta-feira passou a ser marcada por liquidações entre os comerciantes norte-americanos.

Assine o Correio do Estado