Logo Correio do Estado

Astronomia Superlua acontece amanhã, mas melhor momento para ver é hoje Ápice do fenômeno ocorre às 8h 16 OUT 2024 • POR Mariana Piell • 17h40
Superlua em Campo Grande   Álvaro Rezende / Correio do Estado

Nesta quinta-feira (17) o céu noturno será iluminado pela maior superlua de 2024, marcando a terceira vez que o fenômeno ocorre neste ano. No Mato Grosso do Sul, a Superlua deve surgir no horizonte leste pouco depois das 17h40.

A Superlua acontece quando a Lua cheia coincide com o momento em que o satélite se encontra mais próximo da Terra, o chamado perigeu. Essa aproximação, devido à órbita elíptica da Lua, faz com que ela pareça até 14% maior e 30% mais brilhante.

Definida como uma Lua cheia que está pelo menos 90% próxima do perigeu, a Superlua nos brinda com um espetáculo visual único. Durante suas órbitas de 27 dias ao redor da Terra, a Lua atinge o perigeu a cerca de 363.300 km de distância e o apogeu a aproximadamente 405.500 km. Estas distâncias, contudo, podem variar, e algumas Superluas chegam mais perto do que outras.

Este ano, já testemunhamos Superluas em agosto (a 361.000 km) e setembro (a 357.000 km). Após o evento desta quinta-feira, ainda poderemos observar uma última Superlua em 15 de novembro, a 362.000 km.

Melhor momento

Conforme explica o monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan, Henrique Arcuri, apesar de o perigeu da lua ocorrer amanhã, por volta das 8h, será melhor observar o evento na noite de hoje (16) do que amanhã. Isso porque na noite de quinta-feira a lua já terá se distanciado.

Mas o melhor momento para observar o fenômeno durante a madrugada, devido à proximidade do horário de ápice e por não ter a claridade do dia.

Assine o Correio do Estado