Logo Correio do Estado

Saúde Veja 6 exercícios físicos que podem ser feitos no trabalho O Correio B separou algumas opções de atividades físicas que podem ser feitas sentado ou caminhando pelo escritório 17 OUT 2024 • POR Mariana Piell • 11h00
  Reprodução IA

Incorporar exercícios simples no seu dia de trabalho pode fazer uma grande diferença sua saúde e bem-estar. Além de melhorar a postura e reduzir dores musculares, manter-se ativo pode aumentar a produtividade e trazer mais disposição para enfrentar as tarefas diárias. 

Em um mundo onde passamos longas horas em frente ao computador, encontrar maneiras de incorporar exercícios no ambiente de trabalho se torna essencial para a saúde física e mental.

Mas como fazer isso sem comprometer a produtividade? Aqui estão algumas dicas para manter-se ativo durante o expediente.

Pescoço e ombros

Sentado em sua cadeira, incline a cabeça suavemente para um lado, tentando tocar a orelha no ombro. Mantenha por 15 segundos e repita para o outro lado. Esse alongamento ajuda a aliviar a tensão acumulada no pescoço e nos ombros.

Pernas

Sentado, estique uma perna paralela ao chão, segure por 10 segundos e abaixe lentamente. Repita 10 vezes para cada perna. Este exercício ajuda a fortalecer os músculos das pernas e melhorar a circulação.

Caminhadas

Levante-se e caminhe pelo escritório ou suba e desça as escadas por alguns minutos. Pequenas caminhadas frequentes podem ajudar a reduzir o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Tronco

Sentado, coloque a mão direita na parte externa do joelho esquerdo e gire suavemente o tronco para a esquerda. Mantenha por 15 segundos e repita para o outro lado. Isso ajuda a manter a flexibilidade da coluna.

Apertos de ombro

Levante os ombros em direção às orelhas, segure por alguns segundos e solte. Repita 10 vezes. Este exercício é ótimo para aliviar a tensão e melhorar a postura.

Tornozelos

Sentado, levante uma perna e faça círculos com o tornozelo, 10 vezes em cada direção. Isso melhora a mobilidade dos tornozelos e a circulação.

Assine o Correio do Estado