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ELEIÇÕES 2024 Candidatas prometem zerar filas de creches para conquistar votos Rose e Adriane afirmam em seus planos de governo que vão entregar obras inacabadas de Emeis; especialista aponta que serão necessários recursos para que medida funcione 18 OUT 2024 • POR Ketlen Gomes • 09h30
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, na saída da escola no bairro Dom Antônio   Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) apostam na entrega de escolas municipais de Ensino Infantil (Emeis) para conquistar os votos dos campo-grandenses.

Ambas as candidatas à Prefeitura de Campo Grande prometem terminar as unidades que estão em construção há anos e, assim, diminuir a lista de espera de mais de 6 mil crianças, segundo documento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que precisam de uma vaga.

Rose Modesto vai além e promete, ainda, construir novas Emeis, enquanto Adriane Lopes aponta que fará o reordenamento de vagas da Educação Infantil para atender à demanda reprimida da Rede Municipal de Ensino (Reme). A falta de vagas em creches da Capital é um problema recorrente e, apesar de ter diminuído, ainda atinge milhares de crianças e famílias.

Além desse ponto em comum, ambas as candidatas apostam em investimentos em tecnologia e capacitação continuada de professores em seus planos de governo.

Para o empresário e professor Pedro Chaves, o investimento em formação continuada para os educadores poderá levar a melhorias na qualidade da educação oferecida no município.

Ao analisar as propostas de Adriane Lopes, Chaves destaca as promessas de melhoria da infraestrutura das escolas, como iluminação, ares-condicionados, recursos audiovisuais e cobertura de quadras para a prática esportiva em todas as escolas municipais, implementação de internet de alta velocidade e energia fotovoltaica, o que pontua como uma “abordagem moderna”.

Entretanto, Chaves atenta que, para a realização dessas propostas, será necessário um planejamento orçamentário e, possivelmente, uma captação de recursos externos, mas classifica as medidas como viáveis.

No plano de governo de Rose Modesto, Pedro Chaves destaca a expansão das escolas em tempo integral e a modernização das Emeis como propostas que podem melhorar o acesso e a qualidade de ensino na Capital.

Pedro Chaves comenta que “a construção de novas escolas e a melhoria das existentes poderão exigir investimento que ultrapassa o orçamento disponível” e a “implementação e a manutenção de programas novos e melhorias contínuas poderão exigir um planejamento cuidadoso, para evitar falhas”.

PROPOSTAS

Além dos pontos já citados, a atual prefeita e candidata Adriane Lopes também colocou em seu plano de governo a implementação de novas áreas verdes, a ampliação dos espaços de recreação para atividades físicas e de convívio e a implementação de internet de alta velocidade, câmeras de videomonitoramento, laboratórios modernos e tablets e sistemas computacionais para uso educacional.

A respeito da inclusão e da diversidade, Adriane Lopes pretende “fortalecer a inclusão e a diversidade cultural a partir da implantação de projetos pedagógicos inclusivos no currículo escolar e capacitações permanentes para todo o corpo docente da Educação”.

No Ensino Fundamental, Adriane afirma que vai continuar com as ações integradas de avaliação, como o simulado da Reme, a implantação de metodologias ativas de ensino, o atendimento psicopedagógico, o letramento digital e a gestão eficiente de recursos, entre outros.

Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a atual prefeita planeja retomar o programa Brasil Alfabetizado, em parceria com o governo federal.

Adriane ainda promete garantir uma alimentação de qualidade, promovendo programas de educação alimentar e comprando produtos de micro e pequenos produtores da Capital, potencializar parcerias com empresas e instituições para oferecer atividades complementares e formação extracurricular para os alunos e usar tecnologia para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, utilizando o Parque Tecnológico de Campo Grande.

Rose Modesto, além dos projetos já citados, pretende promover concurso público para profissionais da área de ensino para o quadro efetivo, aperfeiçoar e ampliar o programa de fornecimento de merenda escolar na Reme, com o acompanhamento de equipe nutricional e comprando produtos da agricultura familiar, e criar um programa continuado em cada região da Capital e nos distritos para apoiar e encaminhar profissionais da educação e da comunidade escolar para atendimento psicológico.

A candidata do União Brasil propõe ainda potencializar a qualidade do ensino, fortalecendo o programa de reforço escolar para alunos com defasagem de aprendizado, implementar avaliações periódicas, modernizar equipamentos, reativar laboratórios de informática e matemática nas escolas, atualizando os sistemas e integrando a tecnologia de forma transversal no ensino, e implementar políticas públicas de sensibilização sociocomportamental, com a promoção de ações de combate ao bullying e à discriminação nas escolas.

Na educação inclusiva, Rose pretende expandir a acessibilidade, ampliando as práticas e garantindo acesso a ambientes de aprendizagem adequados, capacitando profissionais com treinamentos sobre práticas inclusivas e disponibilizando equipes volantes multidisciplinares de saúde para realizar diagnósticos, a fim de proporcionar atendimento educacional especializado e tratamentos.

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