Logo Correio do Estado

Chuva de meteoros poderá ser vista no céu de Campo Grande Na madrugada dos dias 20 a 22 de outubro, campo-grandenses serão contemplados com uma das chuvas de meteoros mais típicas do ano 21 OUT 2024 • POR Alicia Miyashiro • 17h30
Chuva de meteoros poderá ser vista no céu de Campo Grande   Freepik

Nas noites dos dias 20, 21 e 22 os campo-grandenses serão contemplados com uma chuva de meteoros vistos a olho nú, ou seja, sem a necessidade de aparelhos astronômicos. O fenômeno chamado Oriônidas, ocorre anualmente, no momento em que a Terra, durante seu movimento de translação, cruza por detritos deixados pelo cometa Halley no espaço. 

Como resultado dessa ação, resquícios do astro como poeira e pequenos pedaços de rocha ingressam na atmosfera do planeta e formam o fenômeno. De acordo com as informações, a expectativa é de que haja de 20 a 30 meteoritos cortando o céu da Terra por hora entre domingo e terça. 

Vale lembrar que, a visualização dependerá de vários fatores, principalmente em razão das condições climáticas. Para ter uma melhor experiência, é recomendado procurar um local isolado a céu aberto, sem a interferência de obstáculos ou prédios. 

Em Campo Grande, a visibilidade será considerada média, visto que na noite desta segunda-feira (12) a mínima será de 19° e máxima de 31°C, com muitas nuvens e vento fraco/moderado. Já para terça-feira (13), a mínima será de 22°C com tendência a um ligeiro declínio, e temperatura máxima de 31°C, também com ventos fracos/moderados.

Todo mês de outubro, a Terra passa pela nuvem de detritos deixada pelo cometa Halley durante suas primeiras passagens pelo Sistema Solar interno. Quando esses fragmentos entram na atmosfera, acontece a chuva de meteoros Oriônidas. O nome se deve à constelação de Órion, onde está localizado o radiante, o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar.

Leônidas: Ativa de 6 a 30 de novembro em todo o mundo (com maior visibilidade no hemisfério norte), com pico entre 17 e 18 de novembro. A previsão é de até 10 meteoros por hora.

Geminídeas: Ativa de 4 a 20 de dezembro, com boa visibilidade a partir do Brasil, e pico entre 14 e 15 de dezembro. A previsão é de até 120 meteoros por hora.

Ursids: Ativa de 17 a 26 de dezembro no hemisfério norte, com pico entre 22 e 23 de dezembro. A previsão é de até 10 meteoros por hora.