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empresário e funcionários Dono e funcionários de empresa são indiciados por golpe da mecânica em Campo Grande Caso de maior repercussão ocorreu em março deste ano, quando mulher foi trocar pneu e saiu com dívida de R$ 6,8 mil após outros serviços serem realizados sem autorização 23 OUT 2024 • POR Glaucea Vaccari • 18h30
Loja tem mais de 18 boletins de ocorrência e 16 ações judiciais pelo mesmo tipo de golpe   Reprodução

O proprietário da loja Champions Pneus e cinco funcionários foram indiciados pela Polícia Civil pelos crimes de estelionato e associação criminosa, em inquérito que apurava a aplicação do chamado golpe da mecânica, em Campo Grande. Maioria das vítimas eram mulheres.

A investigação começou no dia 4 de março deste ano, a partir da denúncia de uma cliente que levou um Ford Fieste para trocar pneus na empresa, localizada na Avenida Eduardo Elias Zahran, e foi informada que o serviço custaria R$ 500, mas no final saiu com uma dívida de R$ 6,8 mil.

Isto porque, durante vistoria no veículo, ela foi informada inicialmente que duas rodas estariam amassadas e que o orçamento subiu para R$ 2,6 mil.

A vítima estranhou, tendo em vista que realizou uma inspeção recente e não notou nenhum dano além do pneu. Assim, ela solicitou que o serviço não fosse realizado, quando foi avisada que as rodas não poderiam ser recoladas, uma vez que estavam amassadas e não seria seguro.

O serviço foi realizado mesmo sem autorização e funcionários disseram que o valor final ficou em R$ 6,8 mil, que deveria ser pago para que ela pudesse retirar o carro.

Se recusando a pagar, a mulher teve o carro retido e acionou a polícia. Na época, o proprietário foi preso, mas foi liberado após audiência de custódia, quando juiz determinou a liberdade mediante pagamento de fiança de R$ 5 mil.

Conforme relatório final, assinado pelo delegado de Polícia Civil Giulliano Biacio, além da denúncia desta vítima, foram juntadas aos autos dezesseis ações judiciais propostas em desfavor da empresa, onze reclamações feitas no site Reclame Aqui de diversos clientes que foram lesados e dezoito boletins de ocorrências registrados por vítimas.

Todas as denúncias, processos e reclamações apontam que havia um mesmo modo de agir, que consistia em atrair as vítimas para a execução de um serviço, geralmente de baixo valor, e posteriomente o cliente era surpreendido com supostos outros problemas que extrapolavam de maneira substancial o orçamento inicial..

"Conforme as denúncias, as vítimas levam o carro para realizar um serviço, sendo repassado um orçamento, e depois é informado que o veículo está com vários outros problemas, encarecendo o serviço. Há casos em que vítimas levaram o automóvel para outras oficinas e os problemas relatados não foram encontrados", diz o relatório.

O delegado afirma que as várias reclamações e denúncias revelaram "se tratar de um verdadeiro esquema criminoso que, por meio da ludibriação e coação, aplica golpes nos consumidores".

Em depoimentos, os funcionários, que eram mecânicos, negaram os crimes e afirmaram que todos os problemas encontrados no veículo eram reais e que houve autorização para a realização dos reparos.

No entanto, conforme o delegado, laudos periciais apontam que nenhum dos reparos citados foram de fato realizados e, em alguns casos, houve danos recentes que foram provocados por marretas, o que indica que os próprios funcionários danificaram o veículo para cobrar pelo reparo.

Desta forma, o proprietário e cinco funcionários, entre o gerente, mecânico, torneiro, borracheiro e funileiro, foram indiciados pelos crimes de estelionato e associação criminosa.

O proprietário foi indiciado também pelo crime de difamação qualificada por ter sido praticada contra funcionário público no exercício de suas funções, isto porque ele chamou a delegada responsável por sua autuação de mentirosa.

Com o encerramento do inquérito, o caso foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPMS), que decidirá se oferece ou não denúncia para que os investigados respondam na justiça.