Logo Correio do Estado

Eleições 2024 Saiba onde acompanhar ao vivo a apuração das urnas Adriane Lopes e Rose modesto disputam neste domingo (27) a prefeitura de Campo Grande 27 OUT 2024 • POR Alanis Netto • 15h00
  Foto: Divulgação / TRE-MS

Neste domingo (27), mais de 600 mil campo-grandenses eram esperados nas sessões eleitorais da Capital.

A apuração das urnas tem início às 16h, logo após o encerramento da votação, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul. A contagem de votos acontece em tempo real, e pode ser acompanhada pela internet.

Para acessar, basta entrar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo celular ou pelo computador, e clicar em "Resultados".

Na página, o eleitor pode selecionar qual município deseja acompanhar a apuração.

Também é possível acompanhar através do aplicativo Resultados, disponível para ser instalado no iOS e Android.

Saiba: O processo de divulgação dos resultados das Eleições 2024 está previsto naResolução do TSE nº 23.736/2024, que regulamenta os atos gerais do processo eleitoral e abrange todos os procedimentos básicos do dia da eleição.

Como funciona a apuração?

Ao final da votação, às 16h pelo horário local, o presidente da seção eleitoral deve digitar uma senha na urna para encerrar a votação. Em seguida, o equipamento emite cinco vias do boletim de urna (BU), que informa o total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral. O boletim de urna é encaminhado para a junta eleitoral.

A primeira via do BU é afixada na porta da respectiva seção, onde é possível saber o resultado daquela seção; três são juntadas à ata da seção e encaminhadas ao respectivo cartório eleitoral; e a última via é entregue aos representantes ou fiscais dos partidos – caso seja necessário, é possível imprimir mais vias do BU.

Os dados de cada urna eletrônica são codificados em mídias de memória, como flash cards. Após a eleição, essas mídias são transportadas até um local da zona eleitoral. Depois ela é aberta e tem a sua autenticidade verificada. Somente a partir daí os dados são transmitidos, por canais próprios, ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que os retransmite ao TSE. Não é utilizada a internet.

Após essa etapa, o resultado da eleição será obtido a partir da totalização dos votos de cada BU.

Com informações de Agência Brasil.

Assine o Correio do Estado.