Logo Correio do Estado

DIÁLOGO Hecatombe verificada no Judiciário continua estilhaçando vidraças... Leia na coluna de hoje Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 30 OUT 2024 • POR Ester Gameiro • 00h02

Érico Veríssimo - escritor brasileiro

"O tempo faz a gente esquecer. Há pessoas que esquecem depressa. Outras apenas fingem que não se lembram mais”

FELPUDA

Há quem garanta que a hecatombe verificada na mais alta Corte do Judiciário de Mato Grosso do Sul continua estilhaçando vidraças de entidades ligadas àquele setor. Depois das revelações bombásticas que “feriram” a cúpula do comando, eis que, nos bastidores, novo, digamos, escândalo poderá provocar o rompimento do ciclo de grupo que se arrasta há muito tempo.

Tudo porque um affair que não poderia rolar, mas está rolando, agora ameaça detonar projeto de comando que existe por lá. Resta esperar para ver aonde tal história vai chegar...

Observando

O Global Big Day, realizado em todo o mundo no dia12 de outubro, pela Universidade Cornell, nos EUA, tem organização livre para observação e contagem do maior número de espécies de aves durante 24 horas.

Mais

Aqui, o evento é coordenado pelo Instituto Mamede, com o projeto Vem Passarinhar MS. No fim, 376 espécies de aves foram registradas e o Estado ficou na terceira colocação entre as listas submetidas à plataforma eBird.

Até o dia 31 de dezembro, em todos os fins de semana, o Museu da Língua Portuguesa terá entrada gratuita para todos os públicos. Segundo comunicado do museu, a medida ajuda a movimentar a região no dia em que o comércio fica fechado no Bom Retiro e na Santa Ifigênia, na região central de São Paulo. Ele fica localizado na Estação da Luz e pode ser acessado por trem ou metrô. Quem desembarca na estação não precisa sair dela, pois há um acesso direto. Também está sendo realizada a mostra temporária Línguas Africanas que Fazem o Brasil, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, que ficará em cartaz até o dia 31 de janeiro. O Museu da Língua Portuguesa fecha apenas às segundas-feiras.

Prazo

Assim como ocorreu com colegas, é voz corrente que o conselheiro Osmar Jeronymo, afastado do Tribunal de Contas de MS por determinação do STJ, não deverá retornar tão cedo à Corte Fiscal.

O prazo é de 190 dias, o mesmo estabelecido inicialmente para os outros e que vem sendo prorrogado desde 2022. Um auditor deverá assumir a vaga até que todo esse imbróglio seja resolvido, para que os trabalhos não sejam prejudicados.

Rumo

O PSDB liberou seus filiados para apoiar uma das duas então candidatas a prefeita da Capital. Quatro vereadores tucanos fecharam com Rose Modesto, que não foi eleita.

A expectativa é sobre qual rumo vão seguir a partir da posse, no dia 1º de janeiro de 2025, uma vez que o governador Riedel e seu time estiveram com Adriane Lopes na campanha e já anunciaram parceria mais intensa a partir de agora.

Juntos

O PP, o PL e o PSDB devem começar a solidificar estratégias para 2026, depois dessa união no segundo turno das eleições. Embora o governo Riedel tenha como objetivo principal as ações mais técnicas, o foco político deverá ser intensificado.

Essas siglas reúnem o maior número de lideranças políticas, pois algumas das legendas que estiveram juntas nas eleições deste ano têm tendências ideológicas mais à esquerda. Até o momento, não há um nome forte para representar o lulismo e fazer frente aos conservadores.

Aniversariantes