Logo Correio do Estado

Reparos Aena diz que aguarda orçamento para restaurar monumento dos Tuiuius Quase um ano após o monumento cair em decorrência da chuva, a empresa espanhola aguarda detalhes finais para o artista restaurar a peça 30 OUT 2024 • POR Laura Brasil • 15h15
  Gerson Oliveira / Correio do Estado

Há 330 dias, desde que o monumento “A Praça dos Tuiuiuis” caiu em decorrência de uma forte chuva com ventania, o reparo da obra ainda não está alinhado.

Conforme o Correio do Estado acompanhou, no dia 3 de dezembro de 2023, a chuva de 103,8 mm, seguida por fortes rajadas de vento que chegaram a 57 km/h em Campo Grande, danificou a criação do artista plástico Cleir Ávila

Na época, por meio de nota, a Aena informou que assumiu a administração do aeroporto na Capital no dia 13 de outubro de 2023 e estava estudando a manutenção necessária para realizar os reparos.

Passados mais de 10 meses, a reportagem entrou em contato com a empresa que administra o aeroporto, que informou ter contatado o artista e aguardar questões contratuais para que o reparo possa ser executado.

Veja a nota na íntegra:

“Depois que uma das obras de arte foi danificada em decorrência dos fortes ventos que atingiram a capital sul-mato-grossense, o Aeroporto de Campo Grande entrou em contato com o artista criador da escultura para a restauração da peça.

O próprio artista orientou sobre como fazer a proteção da obra, que, segundo ele, deve permanecer na posição que a ventania deixou até que os reparos sejam iniciados. Paralelamente, foi solicitado ao artista um orçamento para a recolocação do tuiuiu na posição original.

Só após o fechamento do contrato, que está sendo negociado, os prazos de recuperação da escultura poderão ser divulgadosCrédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Crédito: Correio do Estado

Restauração

Em contato com o responsável pelo monumento, que possui diversas obras de arte em todo o Estado, Cleir afirmou que aguarda em breve poder restaurar o que é conhecido como um dos cartões-postais da cidade: o Monumento Pantanal Sul.

Ao longo da carreira o artista plástico marcou com obras que retratam a fauna sul-mato-grossense. Alguns de seus projetos conhecidos inclusive passaram por revitalização como:

Assine o Correio do Estado