Logo Correio do Estado

Artigos Um ano a menos Por Maria Siqueira, cofundadora e diretora de políticas públicas do Instituto Pacto Contra a Fome  1 NOV 2024 • POR Maria Siqueira, cofundadora e diretora de políticas públicas do Instituto Pacto Contra a Fome  • 07h45
  Arquivo

Valioso e raro na sociedade atual, o tempo já era considerado um deus implacável desde a mitologia antiga e, nos dias de hoje, mostra sua força imparável. O tempo é também uma preocupação central para iniciativas como o Pacto Contra a Fome e organizações globais como a Organização das Nações Unidas (ONU), além de governos de todo o mundo, que buscam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. 

As dificuldades impostas ao cumprimento das metas globais estão descritas no relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2024, da ONU. A insegurança alimentar continua, globalmente, em níveis acima dos relatados em 2019.

Mudar o cenário da fome e do desperdício de alimentos no Brasil é urgente e requer que passemos a abordar os temas de maneira sistêmica. Conscientizar as pessoas sobre a mudança de comportamento necessária e seu impacto positivo é o primeiro passo. 

Nesse sentido, o Pacto Contra a Fome iniciou em setembro uma campanha nacional de conscientização sobre a perda e o desperdício de alimentos. E pretende iniciar uma ampla discussão sobre a questão com a sociedade, mostrando que esse é um tema que gera impacto coletivo e, por isso, deve ser de interesse e responsabilidade de todos nós. 

Temos hoje um ano a menos para implementar ações efetivas que contribuirão para alcançar as metas previstas nos ODS. Que cada um faça hoje a sua parte para que, juntos, possamos construir um futuro melhor.