Em frente ao Cemitério Santo Amaro, voluntários do Projeto Help da Força Jovem Universal (FJU) ofereceram abraços e cartinhas para os populares que prestaram homenagens a familiares.
Não demorou muito tempo para que as pessoas que deixavam o cemitério cruzassem com uma das voluntárias que estava com os olhos vendados, segurando uma placa com os dizeres: "Se precisar de um abraço, estou aqui".
O abraço veio de homens e mulheres de diversas idades que, no silêncio, receberam o acalento.
"Uma Palava Pode Salvar Uma Vida"
Em conversa com uma das voluntárias que fazia a distribuição das cartinhas, Daniele Maciel do Carmo explicou ao Correio do Estado que a ação faz parte do Projeto Help, com o lema “Não te julgo, te ajudo”.
“É um projeto independente que foi criado com o intuito de ajudar todas essas pessoas que têm um vazio, que têm uma saudade imensa, principalmente neste dia de hoje, de Finados, em que a pessoa está precisando de alguém, está enterrando alguém, ou seja, sente uma tristeza maior, e o Help está aqui como um ombro amigo”, contou Daniele.
A voluntária explicou que todos os envolvidos estão disponíveis como suporte emocional para quem precisar desabafar, recebendo acolhimento ou somente um abraço.
No entorno, havia a distribuição da cartinha em que a pessoa é abordada com “Eu tenho uma carta para você”, tornando a abordagem pessoal.
Dentro, há uma mensagem especial de carinho que, muitas vezes, para quem perdeu alguém, faz toda a diferença.
A cartinha ainda vem com um código QR, por onde é possível acessar informações sobre o projeto.
HELP FJU
O projeto da Força Jovem Universal (FJU), com atuação em todo o Brasil, foi criado em 2017 com o intuito de ajudar jovens que têm depressão, ansiedade e desejo de tirar a própria vida.
O grupo presta acolhimento com mensagens positivas por meio das redes sociais, orientações e ações, como ocorreu neste dia de Finados.
Os voluntários oferecem o suporte que eles mesmos precisaram em algum momento da vida.
Siga o Projeto Help nas redes sociais pelo Instagram clicando aqui e no Facebook clicando aqui.