Ermogênio Martins, de 62 anos, morreu após ser picado por uma cobra no bairro Nova Aquidauana, em Aquidauana, município localizado a 138 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima amanheceu com o braço inchado e fortes dores em 19 de outubro.
Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aquidauana, onde fez raio x. Mas, nenhuma fratura foi diagnosticada e, então, foi liberado.
No dia seguinte, em 20 de outubro, retornou à UPA com inchaço bem maior que o dia anterior. Com isso, foi encaminhado para o hospital de Aquidauana, onde foi levado para o Hospital Santa Casa de Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, na Capital, os médicos constataram que havia necrose no braço causado por possível picada de cobra, e, por este motivo, o membro teve de ser amputado. Não foi informado qual cobra o picou.
Após 17 dias internado, a vítima não resistiu e faleceu nesta terça-feira (5). Ermogênio permaneceu na Santa Casa de 20 de outubro a 5 de novembro de 2024.
O caso foi registrado como “morte a esclarecer” na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL).
Em 2015, uma mulher foi picada por uma cobra enquanto cozinhava, na região do Pantanal Paiaguás, a 180 quilômetros de Coxim.
Benedita Gonçalves da Silva, estava na cozinha da fazenda onde trabalha, quando foi picada no dedo do pé direito por uma jararaca boca de sapo, considerada uma das cobras mais venenosas da região pantaneira.
A mulher foi levada de avião para o Aeroporto Municipal de Coxim, onde foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
PICADA DE COBRA
A picada de cobra é um ferimento grave e potencialmente fatal causado pelo veneno de uma cobra. Aqui estão algumas informações importantes sobre picadas de cobra:
Sintomas:
- Dor intensa no local da picada
- Inchaço, vermelhidão e hematomas
- Nausea e vômito
- Dor de cabeça e tontura
- Dificuldade para respirar
- Paralisia muscular
Primeiros socorros:
- 1. Mantenha a calma
- 2. Remova joias e roupas apertadas
- 3. Limpe o ferimento com água e sabão
- 4. Aplique compressa fria
- 5. Imobilize o membro afetado
- 6. Não faça incisões ou use torniquete
Tratamento médico:
- Procure atendimento médico imediato
- Administração de soro antiofídico
- Monitoramento vital
- Tratamento de dor e inflamação
Prevenção:
- Use calçados fechados em áreas de risco
- Evite áreas de vegetação densa
- Não toque em cobras, mesmo que pareçam inofensivas
- Mantenha o ambiente limpo e livre de entulhos