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MATO GROSSO DO SUL Obras nos aeroportos de Corumbá e Ponta Porã ainda não começaram Há um ano sob gestão da Aena, terminais foram pintados e operadora aeroportuária prevê início das ações de ampliação e modenização para para 2025, com prazo de mais um ano e meio para conclusão 7 NOV 2024 • POR Leo Ribeiro • 10h15
Obras ficam para 2025 e terão o prazo de um ano e meio para serem entregues|   Reprodução/Aena

Nos dias 07 e 10 de novembro de 2023 os aeroportos de Ponta Porã e Corumbá, respectivamente, eram assumidos pela marca espanhola Aena, que após um ano de gestão já pintou e deu nova cara aos terminais, porém ainda não deu início às obras de ampliação e modernização. 

Como previsto em edital de concessão, o cronograma de obras tem prazo definido até meados de 2026 para conclusão da modernização de cada um desses aeroportos. 

Conforme aponta a marca em nota, o processo de contratação de quem será a construtora responsável pelas obras ainda não foi concluído, porém já está em fase final. 

Com isso, a previsão é de que as obras de modernização dos aeródromos comecem nos próximos meses, ou seja, ficam para 2025 e terão o prazo de um ano e meio para serem entregues. 

Distante cerca de 297,5 km da Capital de Mato Grosso do Sul, em Pota Porã, segundo a Aena, a ideia é triplicar o espaço total do terminal de passageiros, ampliando o local de atuais 800 m² para 2.600 m². 

"Além disso, serão construídas áreas de segurança no final da pista, em ambas as cabeceiras, e três posições de estacionamento de aeronaves tipo C no pátio", cita. 

Já na Cidade Branca, longe 427,4 km de Campo Grande, a expansão mira saltar de 1.950 m² para 2.850 m² o espaço voltado como terminal de passageiros, com a mesma previsão de áreas de segurança de Ponta Porã, porém uma delas o chamado Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). 

1 ano de gestão

Celebrando a data, a marca que é considerada a maior operadora aeroportuária no Brasil e no mundo, ressalta o quanto as melhorias afetam as mais diversas áreas, trazendo desde conforto aos passageiros até eficiência para os cooperadores dos aeroportos. 

Sobre o trabalho de um ano gerindo esses dois aeródromos em específico, a Aena pontua a modernização da parte elétrica do aeroporto de Ponta Porã, que conta com mais opções de totens com tomada para carregar aparelhos e painéis com informações de voos. 

Nessa reconfiguração da sala de embarque, o grupo levou em consideração também a ampliação da acessibilidade, instalando uma rampa de embarque. 

As melhorias ainda passam pela aquisição de uma nova viatura para a equipe de operações; pintura e manutenção das torres que iluminam o pátio, além de revitalizar a sinalização do aeródromo. 

Corumbá também não deixou de ganhar uma viatura nova; as revitalizações, contando agora ainda com melhor climatização nas salas de embarque e desembarque.

Aena em MS

Responsável por gerir 80 aeroportos e dois heliportos em cinco países, 17 aeródromos do grupo estão presentes em nove estados brasileiros, sendo três em Mato Grosso do Sul. 

Além de Ponta Porã e Corumbá, cerca de um mês antes, desde o primeiro minuto da sexta-feira 13, de outubro de 2023, o aeroporto de Campo Grande também passou a ser administrado pela gigante espanhola. 

Com a chegada da Aena para a gestão, o aeroporto de Campo Grande recebeu também a notícia de que ganharia a tão esperada "Ponte de Embarque de Passageiros", popularmente conhecida como "finger"

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