Olá! Seja bem-vindo e bem-vinda ao nosso blog!
Hoje vamos falar sobre a previdência e o olhar dela como um investimento. Muitas vezes, esse assunto é negligenciado, justamente porque ainda não há a compreensão dos riscos futuros pela falta de planejamento.
E quais esses riscos?
- A possibilidade de não ter recursos suficientes para cobrir as despesas básicas após a aposentadoria. Sem um plano adequado, as pessoas podem depender exclusivamente da renda do sistema público de previdência social, que muitas vezes não é suficiente para manter o padrão de vida de quando estava na ativa.
- Depender apenas da previdência social: os indivíduos estão sujeitos a possíveis mudanças nas leis e políticas governamentais que podem afetar os benefícios futuros. Alterações no sistema previdenciário podem resultar em benefícios reduzidos ou aumentar a idade mínima para se aposentar, o que pode comprometer ainda mais a estabilidade financeira quando for se aposentar.
- Outro risco importante é o aumento da expectativa de vida. A medicina avançou e as pessoas passaram a ter um estilo de vida mais saudável, por isso, estão vivendo mais tempo. Isso significa que o período para se aposentar pode ser significativamente maior do que o esperado. Sem um plano adequado, as economias podem se esgotar antes do previsto e deixar os segurados sem recursos para cobrir as despesas de longo prazo, como cuidados de saúde e assistência médica.
- A falta de planejamento da previdência também pode resultar em uma maior dependência de familiares e amigos. Isso é um ponto que poucas pessoas pensam. Sem recursos financeiros adequados, pode ser que o segurado tenha que contar com o apoio de outras pessoas para cobrir as despesas básicas. Isso pode criar um fardo emocional e financeiro para os entes queridos, além de comprometer os relacionamentos pessoais.
Por fim, não planejar a previdência também significa perder oportunidades de investimento e crescimento financeiro. Quando o segurado decide se planejar, seja contribuindo somente com o INSS ou ainda, complementando nos fundos de previdência privada, é possível aumentar seu ganho ao se aposentar. Sem um plano adequado, essas oportunidades são perdidas e os indivíduos podem não alcançar a segurança financeira desejada na aposentadoria.
Os riscos de não planejar a previdência podem ter um impacto negativo duradouro na vida financeira e qualidade de vida do idoso, que trabalhou a vida toda e merece uma segurança na hora do descanso.
Se você tem 45 anos, este pode ser o momento perfeito! É essencial buscar orientação financeira profissional, por meio de um planejamento financeiro feito por uma advogada previdenciarista especialista. Em nosso escritório temos essa profissional. Tome decisões informadas para garantir um futuro financeiramente tranquilo e estável.
Espero ter ajudado.