Estou atrasada, mas sempre é tempo. O documentário Lolla: A história do Lolllapalooza está disponível na Paramount Plus desde maio, mas apenas essa semana consegui devorá-lo. Quantas emoções e lembranças (boas!) despertadas por ele!
O festival criado no verão de 1991 ganha outra perspectiva quando avaliado 33 anos depois, sendo ao mesmo tempo uma posição de Perry Farrell, o fundador do evento, da geração X e de muitas mudanças sociais e musicais. Nada menos do que incrível.
O Lollapalooza nasceu de uma idéia para a turnê de despedida da banda Jane’s Addiction, que nasceu justamente na virada do “fim do new wave” e a chegada do “grunge”, portanto é ultra emocionante e divertido fazer essa viagem no tempo e o olhar atual sobre o que foi vivido.
Perry, sempre buscando a essência da Arte e conexões, se inspirou no Festival de Reading para criar sua versão americana, sem desconfiar que o Lolla seria provavelmente sua maior contribuição cultural para várias gerações.
Dividido em três episódios de uma hora cada, com depoimentos hoje e na época de ícones como Ice-T, Trent Raznor e o próprio Perry, nos reconectamos com as raízes do evento, contextualizando sua importância cultural.
Dirigida por Michael John Warren, Lolla: A história do Lolllapalooza é rica em imagens de arquivo, e obviamente é enaltecedora do seu criador, sem entrar profundamente nos bastidores de negociações quando o Lolla passou a ser um evento Global.
Eu que estive presente em vários, fiquei nostálgica e querendo voltar ao próximo. Fica o aviso do gatilho!