Com oito jogadores de Mato Grosso do Sul, a seleção de futebol de paralisados cerebrais (PC) estreou com vitória no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Salou, na Espanha. Neste domingo (10), os brasileiros golearam o Canadá por 4 a 0, na abertura do Grupo B da competição, gols marcados por Evandro de Oliveira (duas vezes), Dudu Felipe e Heitor Luiz.
Titular na estreia, o campo-grandense Matheus Aparecido Cardoso de Souza, 27, atleta do Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa (Caira-MS) falou sobre a possibilidade de título. “Estamos no mundial, grandes equipes , grandes jogadores, vários postulantes ao título , mas sabemos da nossa qualidade, do nosso potencial e vamos em busca desse título inédito , não atravessamos o (Oceano) Atlântico atoa não.”
Além dele, representam o Caira-MS: Angelo dos Santos Mota, Jefferson Miranda Cardoso, Bruno Silva Ayva, Moacir Fernando Silva Matos, Heitor Luiz Ramires Camposano, Eduardo Felipe da Silva Martins, além de Hebert Honório Lemes Oviedo, natural de Mato Grosso do Sul, atleta do Vasco da Gama.
“Estou otimista, é meu segundo mundial, estamos com um grupo muito unido , estreamos bem contra o Canadá , vencemos por 4 a 0 , e terça tem um grande jogo contra a Inglaterra que vai definir possivelmente o primeiro colocado do grupo , estamos bem focados”, completou o campo-grandense.
O Brasil volta a jogar nesta terça-feira (12), às 10h (horário de MS), contra a Inglaterra. Já na quinta-feira (14), às 7h30 de MS, fecha a participação na primeira fase diante do Japão. Os dois primeiros da chave vão às quartas de final do torneio, que possui a Ucrânia como atual campeã.
Segunda melhor seleção do mundo na modalidade, conforme o ranking mundial, o Brasil busca um título inédito. A equipe bateu na trave em 2003 e 2013, quando ficou com o vice-campeonato. Na última edição, em 2022, também disputada em Salou, os brasileiros conquistaram a medalha de bronze.
Modalidade
No futebol de PC, os atletas são divididos em três classes - FT1, FT2 e FT3. A classe FT1 é composta por atletas de maior comprometimento físico. Por regra, cada equipe deve ter pelo menos um destes atletas em campo. A classe FT2- composta por Matheus Cardoso, integra atletas de comprometimento médio.
Por fim, a classe FT3 reúne os jogadores com menor grau de paralisia. O jogo permite que apenas um atleta por time esteja no gramado.
Regras
As regras são semelhantes às do futebol convencional. As diferenças estão no número de jogadores por equipe (sete), partidas com duração de 30 minutos cada tempo, campo 70x50 metros, traves — dois metros por cinco. Os confrontos não possuem impedimento e as cobranças de lateral podem ser feitas com uma das mãos.
Lista de Convocados
- Hebert Honório Lemes Oviedo
- Angelo dos Santos Mota
- Evandro de Oliveira
- Jefferson Miranda Cardoso
- Matheus Aparecido Cardoso de Souza
- Bruno Silva Ayva
- Vinícius Ribeiro Araújo
- Moacir Fernando Silva Matos
- João Victor Batista Cortês
- Heitor Luiz Ramires Camposano
- João Batista de Araújo
- Jefferson Luiz da Silva
- Eduardo Felipe da Silva Martins
- Thomasson Pereira Nunes
Treinador - Paulo Alberto Da Veiga
Serviço
As partidas são transmitidas ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF, na sigla em inglês) no YouTube.