Os estudantes que perderam o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm entre esta segunda-feira (11) e o próximo dia 15, às 22h59, hora de MS, para solicitar a reaplicação do exame, pedido válido àqueles que foram afetados por problemas logísticos ou acometidos por doenças infectocontagiosas na data da avaliação.
Segundo o edital, podem solicitar um novo exame os participantes que com uma das seguintes doenças infectocontagiosas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. A reaplicação do Enem 2024 será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024.
Do mesmo modo, os alunos afetados por desastres naturais que prejudicaram a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, como falta de energia elétrica, ou erro de execução de procedimento de aplicação que prejudicaram o participante, também podem solicitar novo exame.
Analisadas individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as solicitações devem ser realizadas por meio do site - enem.inep.gov.br/participante.
Os dados informados ou os documentos anexados na solicitação de reaplicação não poderão ser alterados após o envio da solicitação, e não serão aceitas solicitações de reaplicação fora do portal do Enem.
Os participantes que alegaram indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluíram as provas ou precisaram sair do local da avaliação e não puderam retornar à sala de provas para concluir o exame e não podem solicitar a reaplicação.
Os recursos de acessibilidade de videoprova em Libras e leitor de tela não serão fornecidos na reaplicação, ainda que tenham sido solicitados pelo participante no ato da inscrição. O Inep disponibilizará tradutor-intérprete de libras e auxílio para leitura para os participantes.
Números
Neste domingo (10), 51.199 pessoas confirmaram a inscrição em Mato Grosso do Sul, conforme o Inep. Desse total, 30,8 mil (60%) são mulheres e 40%, homens, 20,4 mil inscrições. Ao todo foram 90 questões - 45 de matemática e 45 de ciências da natureza.