Logo Correio do Estado

Diálogo Quem vem soltando fogo pelas ventas é o deputado estadual Roberto Hashioka...Leia na coluna de hoje Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 15 NOV 2024 • POR Felpuda • 00h01
Diálogo   Foto: Arquivo / Correio do Estado

Albert Schweitzer - teólogo alemão
"A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído”.

FELPUDA

Quem vem soltando fogo pelas ventas é o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), depois que sua esposa, Dione Hashioka, perdeu a eleição para prefeita de Nova Andradina. Ele atribui a derrota a suposta manobra do PSDB, seu partido anterior, e, inclusive, a órgãos de imprensa da região. Detalhe: na administração do então governador tucano Reinaldo Azambuja, ele ocupou importantes cargos de confiança. Pelo jeito, perdeu as penas, mas está com garras afiadas contra o ninho onde esteve abrigado durante muitos anos. As urnas despedaçaram o coração e o amor acabou.

Japão

De hoje até domingo, será realizado o 4º Festivaldo Japão MS, tendo como local o Shopping Bosque dos Ipês. A entrada é a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e a variada programação acontecerá das 11h às 22h.

Mais

As duas atrações mais aguardadas, além dos shows de artistas convidados, são a Samurai Run 2024, corrida que acontecerá hoje, às 19h, e o Concurso Miss Nikkey Mato Grosso do Sul. Haverá praça de alimentação com comidas típicas.

Luiz Octavio de Pinho e Patricia - Foto: Studio Vollkopf
Renzo Schmitz - Foto: Rafael Cusato

“Suando”

Neste fim de ano, o número de projetos para análise e aprovação dos deputados por parte do governador Riedel tem sido expressivo. Para se ter uma ideia, somente nesta quarta-feira chegaram mais seis propostas. Os parlamentares estão se dedicando às votações e, por enquanto, não se fala em sessões extraordinárias, que em outras épocas ocorriam até o início da noite.

Alterando

Um dos projetos do Executivo é o que altera parágrafo de lei sobre câmeras nas escolas. A proposta determina que câmeras de vídeo devem ser instaladas de modo a preservar a privacidade dos alunos e dos funcionários, sendo vedada a captação de áudio. A alteração também traz em seu texto que é vedada a instalação de câmeras de vídeo e de áudio em salas de professores, banheiros, vestiários e outros locais de reserva de privacidade individual.

Justificativa

No projeto, o governo informa que, de acordo com dados fornecidos pelo Núcleo de Monitoramento de Ocorrências da Secretaria de Estado de Educação, estão ocorrendo práticas reiteradas de furtos, ameaças, agressões físicas, porte de armas, crimes sexuais, entre outros. A alteração seria pela necessidade de coibir práticas abusivas nas escolas, além de favorecer a apuração pedagógica e criminal dos casos de indisciplinas ou de condutas ilícitas, para que haja um ambiente escolar seguro.

Aniversariantes

*Colaborou Tatyane Gameiro