A Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Campo Grande, realiza nesta quarta-feira (20) uma ação de imunização de cães e gatos, com o objetivo de atingir a meta de vacinar pelo menos 80% desses animais da capital ainda neste ano. Até o momento, foram vacinados 34% dos cães (61.592) e 24% dos gatos (21.853). A expectativa é imunizar, ainda neste ano, 179.620 cães e 89.810 gatos.
O serviço será oferecido em dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRS), e na Praça Ari Coelho, das 8h às 15h.
Além de agentes do CCZ, os 11 pontos contarão com agentes comunitários de saúde e acadêmicos do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A estrutura de vacinação será montada do lado de fora das unidades de saúde, usando estacionamentos ou laterais dos prédios para não interferir no fluxo de pacientes. Na Praça Ari Coelho, será montada uma tenda com um ponto de vacinação.
A Prefeitura orienta que aqueles tutores que não puderem levar os animais neste dia de vaciação, procurem pelo CCZ na Av. Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h.
Raiva
A raiva é uma doença viral transmitida aos seres humanos por mordidas, arranhões ou lambidas de mamíferos infectados. A doença causa encefalite aguda grave e tem taxa de letalidade próxima a 100% caso a profilaxia pós-exposição não seja realizada em tempo oportuno.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como meta eliminar os casos de raiva humana causados pela variante canina até 2030 no mundo e até 2026 no Brasil. Entre 2010 e 2024, foram registrados 48 casos de raiva humana no mundo, e em Campo Grande, houve 14 casos de raiva em morcegos nesse período.
Na capital, são realizados aproximadamente 5.000 atendimentos profiláticos ao ano e aplicadas 4.400 doses de vacina antirrábica em pessoas que sofreram acidentes com animais potencialmente transmissores de raiva. O CRS Nova Bahia é a unidade de referência para acidentes graves no município, tanto na rede pública quanto na privada. Atualmente, o atendimento antirrábico humano é oferecido exclusivamente pelo SUS e realizado apenas nas UPAs e CRSs.
Em outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) lançou o site https://semraiva.com.br, onde é possível encontrar informações para a população e profissionais de saúde sobre a raiva, incluindo orientações sobre como agir em caso de mordidas, ciclos de transmissão e locais de vacinação contra a doença. A secretaria também implementou um novo sistema de notificação de casos de raiva para os profissionais de saúde, em parceria com a UFMS e a Fiocruz. A ferramenta otimiza o tempo de resposta e aumenta a precisão das notificações. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo móvel.
Campanha de Vacinação
A CCZ já percorreu todos os bairros das regiões Norte, Segredo, Oeste do Imbirussu e Oeste da Lagoa. Até agora, 140.050 imóveis foram visitados, mas 46% estavam fechados.