O Governo de Mato Grosso do Sul abriu as inscrições para o II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, evento que acontece nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Serviço Brasileiro de Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) em Campo Grande.
Os interessados em garantir um assento devem acessar o site oficial do evento, que disponibiliza a seção "reallizar inscrição", bem como o cronograma de atividades do evento, que terá painéis, palestras e rodas de conversa.
Ao clicar em "realizar inscrição", o interessado deverá preencher nome, e-mail, localidade e instituição vinculada. A inscrição é feita de forma gratuita.
O Fórum é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O governador Eduardo Riedel e o titular da Semadesc, Jaime Verruck, farão pronunciamentos na abertura detalhando os compromissos do Estado com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Importantes estudiosos do tema foram convidados para palestrar no evento, que contará ainda com rodadas de conversa e reuniões técnicas.
A intenção da segunda edição do fórum é avançar no debate e criar "oportunidade para o fortalecimento das políticas ambientais em níveis estadual e municipal, a partir do momento em que propicia a troca de experiências e a integração de práticas sustentáveis", ponderou o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette.
Haverá uma programação extensa com palestrantes renomados abordando diversos assuntos dentro do tema 'mudanças climáticas'.
No primeiro dia (27) acontecem as palestras e no dia 28 as câmaras técnicas do Fórum se reúnem para discutir, dentro de um processo de mediação, a definição das principais diretrizes dos trabalhos e demais direcionamentos resultantes dos debates.
O I Fórum Estadual de Mudanças Climáticas foi realizado em abril deste ano, também em Campo Grande, e teve como um dos principais palestrantes o pesquisador Daniel Vargas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em sua exposição, Vargas ofereceu elementos para provocar uma reflexão sobre a postura que o Brasil e outros países tropicais devem adotar nos fóruns mundiais que criam as regras ambientais. Vargas salientou que o Brasil tem muito a oferecer para o equilíbrio mundial das emissões de GEE (gases do Efeito Estufa), no entanto é tratado como parte do problema.
Serviço:
II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas.
Data: 27 e 28 de novembro de 2024.
Local: Sebrae/MS – Av. Mato Grosso, 1661, Campo Grande – MS.
Inscrições: acesse o site oficial do evento.