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Campo Grande Com impasse por greve, relatório classifica transporte coletivo como bom ou excelente Divulgação traz índices como conforto, pontualidade e acessibilidade 21 NOV 2024 • POR Alison Silva • 16h25
Passageiros se aglomeram para entrar em ônibus no Terminal Morenão   Foto: Gerson Oliveira

Em meio ao impasse por greve no transporte coletivo, a Prefeitura Municipal publicou nesta quinta-feira (21), um relatório de monitoramento dos índices de desempenho do transporte coletivo da Capital.

A publicação cumpre uma das exigências do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para regulamentar o plano de auditoria técnico-operacional da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e avalia como ótimo ou excelente critérios como conforto, e a qualidade da frota utilizada pelos campo-grandenses.

O relatório traz informações dos meses de agosto, setembro e outubro de 2024, além de uma tabela de referência, onde nenhum índice foi considerado regular ou insuficiente no último trimestre, o que contradiz as reclamações dos populares, que, rotineiramente, se queixam de superlotação, falta de acessibilidade e atrasos.

“As atividades desenvolvidas refletem os esforços contínuos para atender às diretrizes estabelecidas e às necessidades da população, com ênfase em dar publicidade aos resultados, especialmente aos usuários do SMTC (transporte coletivo)”, diz trecho do documento.

Os motoristas do Consórcio Guaicurus programaram uma paralisação nos serviços durante toda a segunda-feira, dia 25 de novembro. Caso a assembleia aprove, há ainda a possibilidade da paralisação se tornar uma greve, e se estender por um período maior.

Em agosto, o relatório classificou - conforto, pontualidade, qualidade e manutenção da frota excelentes -, mesmas características apresentadas em outubro.

Conforme o relatório, o conforto tem como parâmetro o índice de ocupação dos coletivos, a considerar períodos de pico ou não, e seria considerado excelente caso atingisse índice menor do que 0,7, o que ocorreu em agosto (0,33 e 0,26), em outubro (0,34 e 0,26).

Durante os três meses, a pontualidade também se manteve excelente. Segundo o relatório, a considerar os critérios avaliativos, o índice seria atingido caso o relatório indicasse números acima de 95%, o que se confirmou no trimestre.

O levantamento também avaliou regularidade, eficiência, cortesia na prestação de serviços, todos índices que se mantiveram, segundo o relatório, entre excelente ou bom.

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