Logo Correio do Estado

Mural em homenagem a artistas de MS ganha mais dois autógrafos Cleir Ávila e Ique estiveram nesta sexta-feira (29) no mural que se tornou referência por homenagear ícones da arte do Estado e até de São Paulo, em um boteco de Campo Grande 30 NOV 2024 • POR Laura Brasil • 16h15
  Imagem Divulgação

Após receber a assinatura do fotojornalista Roberto Higa, considerado uma lenda viva de Mato Grosso do Sul, o mural no Escritório Bar Cultural foi imortalizado pelo artista plástico Cleir Ávila.

O boteco, conforme definido pelo proprietário Luciano Yonaka, idealizou o mural que homenageia artistas sul-mato-grossenses de diversas áreas, como Cleir Ávila, Ique e Roberto Higa.

O único homenageado de fora do Estado é Eduardo Kobra, natural de São Paulo, conhecido mundialmente por seu trabalho e amigo de Sullivan, o artista responsável por pintar o mural.

Com o mural concluído, o próximo passo foi convidar cada homenageado para deixar seu ‘autógrafo’. O primeiro foi Roberto Higa, no dia 11 de novembro.

Ele também gravou as mãos em massa modeladora, que posteriormente será transformada em escultura.

Na noite desta sexta-feira (29), Cleir Ávila, acompanhado de Ique, esteve no Escritório Bar Cultural para deixar seu registro na obra. Após coletar as assinaturas de todos os homenageados (resta apenas a de Kobra), o mural passará por processos para evitar o desgaste causado pelo tempo.

Imagem divulgação / A esquerda Ique e a direita Cleir

Homenageados

Os artistas Cleir Ávila e Ique expressaram sua satisfação com a homenagem, que os pegou de surpresa. Acostumados a encantar o público com suas obras, agora eles foram imortalizados pelas mãos de Sullivan.

"É uma emoção, né? Porque, como o Cleir já tinha dito, estamos sempre na posição do artista que cria [a obra], e agora passamos para o outro lado, né? Como artistas que estão sendo homenageados. E isso é muito bom, porque passamos a vida inteira dedicados a um trabalho que agora vira referência, vira caminho. Isso é muito legal", comentou Ique.

Retorno

O artista plástico, Cleir Ávila volta a Campo Grande após passar uma temporada em Dourados revitalizando duas de suas artes, poucos dias antes do segundo município do Estado completar 89 anos, no dia 20 de dezembro.

Além de presentear a população o trabalho teve participação da jovem Nathalya Escobar, de 22 anos.

Um aspecto que torna a arte ainda mais interessante foi a parceria com a grafiteira Nathalya, que trabalhou ao lado do artista plástico por quem possui profunda admiração. 

Quer conhecer? O Escritório Bar Cultural está localizado na Rua Assunção, esquina com a Spipe Calarge.

Assine o Correio do Estado