Logo Correio do Estado

Golpe do Pix Jovem perde R$ 9 mil ao tentar comprar moto pela internet Vítima realizou transferência bancária que nunca chegou ao verdadeiro vendedor 14 DEZ 2024 • POR Lucas Caxito • 12h13
Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Cepol, onde o caso foi registrado   Arquivo

Um jovem de 20 anos perdeu R$ 9 mil ao tentar comprar uma motocicleta na internet na manhã deste sábado (14). Morador do bairro Jardim Canguru, a vítima registrou o caso na Delegacia de Pronto Atendimento (Depac) Cepol.

Conforme o registro policial, tudo começou após o jovem encontrar o anúncio da motocicleta em uma plataforma de vendas on-line. Após se interessar pelo veículo, a vítima entrou em contato com o suposto vendedor.

O estelionatário informou que o jovem deveria se dirigir até o bairro Rita Vieira para conferir pessoalmente a motocicleta e fecharem negócio. A vítima então concordou e se dirigiu ao endereço mencionado.

Ao chegar no local, o jovem encontrou o vendedor autêntico do veículo. Contudo, o golpista também entrou em contato com o vendedor, se passando pela vítima de 20 anos, realizando uma triangulação entre ambas as partes.

Ao fecharem negócio após o encontro físico, o jovem então realizou o depósito bancário informado pelo estelionatário, em nome de uma mulher.

Minutos depois a surpresa: a conta depositada não tem relação com o vendedor autêntico, que não recebeu o valor acordado. Neste momento, o jovem percebeu que caiu em um golpe.

O caso foi registrado como fraude eletrônica e segue em investigação pela Polícia Civil. 

Golpe do Pix

A popularidade do uso do pix tornou os golpes cada vez mais comuns, já que através do método o pagamento pode ser feito de forma fácil e rápida.

Como destaca o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os golpistas estão sempre criando novas formas de enganar as pessoas, e por isso é importante tomar cuidado e se atentar às dicas de segurança para não cair nos golpes.

Confira abaixo alguns dos golpes mais comuns, para saber identificá-los e previní-los:

Pix falso

Este golpe é mais comum quando o criminoso vai efetuar o pagamento de algum produto ou serviço adquirido. É apresentado um comprovante de Pix falso, e a vítima, acreditando que o valor foi creditado, libera o produto ou serviço antes de verificar a transação. Para evitar esse tipo de fraude:

Golpe do Pix errado

Neste tipo de fraude, o golpista envia um Pix para a vítima e, em seguida, entra em contato alegando que foi um erro e pedindo a devolução do valor.

O golpe ocorre porque os golpistas contam com a boa-fé da vítima para devolver o dinheiro, pedindo um valor maior do que foi inicialmente enviado, acelerando e confundindo a pessoa e fazendo com que ela devolva um valor superior. Para se proteger:

Clonagem de WhatsApp

Neste tipo de golpe, os criminosos clonam o aplicativo de mensagens de uma pessoa e entram em contato com seus amigos e familiares, pedindo dinheiro com urgência.

A abordagem geralmente inclui uma história convincente para justificar a necessidade de uma transferência imediata. Para se proteger:

Falsa central de atendimento

Nesse tipo de golpe, criminosos se passam por funcionários de bancos ou instituições financeiras, alegando problemas na conta e pedindo dados pessoais e senhas.

Eles podem ligar ou enviar mensagens que parecem autênticas, criando um senso de urgência para enganar a vítima. Para evitar cair nesse golpe:

Robô do Pix

Os golpistas fazem contato por mensagens ou anúncios nas redes sociais, oferecendo oportunidades de investimento com retornos altos e imediatos. Para participar, a pessoa deve fazer um Pix para uma conta indicada pelos golpistas.

Após receberem o dinheiro, eles cortam o contato e desaparecem com o valor. Para se proteger:

(Com informações do SPC)