Fim de ano, tempos de muitas festas, formaturas e destas de fim ano. Como tirar aquele vestido de festa do armário e lavá-lo e armazená-lo da maneira correta?
Após o uso, o vestido deve ser sempre higienizado antes de ser guardado. Por mais que ele esteja sem mancha aparente, a sujidade pode causar manchas indesejáveis e fixadas no tecido, que podem ser ocasionadas até mesmo pela presença de fluidos corporais geradas pela transpiração.
Para entender como deve ser lavado e guardado um vestido de festa corretamente, conversamos com Alaor Chiodin, sócio-diretor da Lavanderia Wash criada há 49 anos, explica e dá dicas valiosas para a melhor conservação da sua roupa.
Como fazer a lavagem adequada?
Mantenha o vestido em um local arejado, sem umidade e também protegido da luz direta do sol ou do closet, por exemplo. A presença de luz direta pode causar variação de tonalidade no local e até descolorir o tecido.
Como deve ser feito o armazenamento do vestido?
Indicamos que seja sempre guardado sem plásticos, o material absorve a umidade no tecido, podendo causar bolores e amarelados. O ideal é guardar o vestido sem plástico ou em capas de TNT, por ser um tecido que permite a troca de oxigênio, evitando a umidade interna.
A temperatura pode influenciar na fixação da mancha?
Sim. Nunca indicamos passar o vestido sem a higienização dele, pois a temperatura do ferro pode causar a fixação de determinadas manchas e torna-las irremovíveis.
O tempo de armazenamento do vestido pode interferir na fixação das manchas?
Sim. Em qualquer tecido, principalmente nos tecidos não sintéticos como seda, algodão e couro. O ideal é que seja feita a higienização o quanto antes. Se ainda assim você optar por usar novamente antes da lavagem, o correto é armazenar em ambiente aberto e longe de outras peças até o próximo uso (desde que seja um uso próximo).
Quais produtos devem ser usados para a lavagem do tecido?
Deve ser utilizado um produto específico para cada tipo de mancha, por isso, é importante se atentar a esse detalhe. A orientação que damos é que não se deve passar nada na tentativa de amenizar a mancha sem pesquisar o efeito do resultado do produto antes, pois, se aplicado erroneamente, podem fixar ainda mais a mancha.
Em outros casos, certos produtos podem até mesmo descolorir ou danificar o tecido fino, por exemplo, uma vez que para cada tecido existe uma limitação. O melhor é fazer a limpeza em uma lavanderia especializada, como a Wash.