A Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nesta segunda-feira (16) o balanço do programa Ronda Escolar, que atuou em 78 colégios estaduais e apreendeu itens como cigarros eletrônicos, facas e drogas em Campo Grande.
No total foram apreendidos mais de 300 cigarros eletrônicos, 50 objetos cortantes como facas, estiletes e tesouras. O programa também registrou diversas ocorrências desde 10 casos de porte de droga e seis de desacato.
O programa Ronda Escolar, conduzido pela Polícia Militar, realizou mais de 9 mil rondas e 840 palestras em 78 escolas, orientando os estudantes sobre temas como civismo, prevenção à violência e cidadania, além das apreensões.
A Sejusp considera que as atividades educativas foram essenciais para conscientizar os alunos sobre os riscos à saúde causados pelo uso de vapes e pods (cigarros eletrônicos). Também esclareceu questões relacionadas a objetos perigosos, promovendo a cultura da paz no ambiente escolar.
Veja as áreas das 78 escolas que passaram pela ronda:
- Anhanduizinho: 10 escolas
- Bandeira: 12 escolas
- Segredo: 10 escolas
- Prosa: 6 escolas
- Lagoa: 11 escolas
- Imbirussu: 9 escolas
- Área Central: 20 escolas
Trabalho
Os policiais reforçaram rondas nos horários de entrada e saída dos alunos e prestaram orientações às equipes de direção dos colégios, incluindo suporte em situações que exigiram intervenção.
Com a presença das autoridades, a interação aproximou a comunidade, firmando um compromisso de colaboração em benefício dos jovens. Conforme destacou a tenente-coronel Letícia Raquel Lopes Ramos, comandante da Ronda Escolar, a ação foi fundamental para evitar qualquer intercorrência.
Além disso, houve uma redução da insegurança em comparação com 2023, quando bilhetes com ameaças de massacre em diversas escolas deixaram pais e estudantes apavorados.
“A Ronda Escolar reafirma seu compromisso com a prevenção e a segurança em nossas escolas. O resultado desse trabalho é visível na tranquilidade que hoje caracteriza o ambiente escolar”, pontuou a comandante.