A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (17), a data de inscrição para a seleção de docentes, com salários entre R$ 5.100,14 e R$ 10.200,29, e carga horária de 40 horas.
As vagas são para compor o cadastro de reserva, com vigência de 12 meses (um ano), para a unidade de Dourados, nas seguintes áreas de conhecimento:
- Língua Espanhola e respectivas literaturas;
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
- Muntidisciplinar (graduados em Fisioterapia, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Psicologia e com mestrado em Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, ou Multidisciplinar),
- Medicina,
- Enfermagem.
As vagas respeitarão o que prevê a Lei Estadual nº 2.230, de 2 de maio de 2001, no que diz respeito às cotas, com a seguinte distribuição:
- Candidatos que se declararem negros: 20%;
- Pessoas com deficiência (PcD): 5%;
- Candidatos indígenas: 3%.
Inscrições homologadas
Para verificar se o candidato foi selecionado ou teve a inscrição indeferida, é necessário seguir o cronograma de divulgação e consultar os sites: http://ead4.uems.br e www.uems.br.
O que acontece se houver muitos candidatos?
Caso o número de aprovados em determinada área seja superior a 30, poderá ocorrer a formação de mais de uma comissão, que será responsável pela avaliação dos candidatos.
Avaliação
A análise das inscrições será feita pela Banca Examinadora indicada pela Coordenadoria de Curso. Após ter a inscrição aceita, o candidato passará por uma prova composta pelas seguintes etapas:
- Prova didática;
- Prova de títulos
Critérios das provas
É importante ressaltar que a avaliação didática (que vale de 0 a 10) será aplicada conforme a formação do candidato. Aquele que estiver apto a realizar a prova em língua estrangeira, como Espanhol, deverá apresentar tanto o exame quanto o plano de aula nesse idioma.
O candidato deverá ministrar uma aula para a banca examinadora por meio de webconferência, que será iniciada conforme o cronograma. Durante a avaliação, será considerado o plano de aula, com as seguintes exigências:
- Adequação dos objetivos ao tema;
- Dados essenciais do conteúdo;
- Adequação dos procedimentos e recursos didáticos;
- Indicação das referências bibliográficas.
Ainda será avaliado o desenvolvimento da aula didática, com base nos seguintes pontos:
Conteúdo:
- Apresentação e problematização;
- Desenvolvimento sequencial;
- Articulação do conteúdo com o tema;
- Exatidão e atualidade;
- Síntese analítica.
Exposição:
- Consistência argumentativa (questionamentos, exemplificações, dados, informações, etc.);
- Adequação do material didático ao conteúdo;
- Clareza, objetividade e comunicabilidade;
- Linguagem: adequação, correção, fluência e dicção;
- Adequação ao tempo disponível;
- Postura profissional.
Confira o Edital