A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito abriu um processo de cadastramento de Guias de Turismo para trabalhar na Gruta do Lago Azul, um dos principais destinos turísticos do município.
Considerada o cartão-postal da cidade, a cavidade atrai brasileiros e estrangeiros em busca de seus mistérios milenares e a cor turquesa do seu lago. A incidência solar refletida da entrada circular de 40 metros de diâmetro, com mais intensidade nos meses de setembro a fevereiro, revela a transparência e a coloração de um azul intenso de suas águas – motivo do nome da gruta.
O atrativo está localizado a 21 km de Bonito, com acesso pela MS-382, agora asfaltada. O passeio por dentro de uma das maiores cavidades do planeta, em caminho lapidado em rocha e formações geológicas (espeleotemas), tem acompanhamento de guia e dura cerca de 45 minutos. É proibido mergulhar no lago, que teria mais de 80 metros de profundidade. A descida em total segurança é feita em uma escadaria íngreme de 300 degraus.
Edital
O processo seletivo foi divulgado nesta terça-feira (17), no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul. Os candidatos interessados podem se inscrever até o dia 16 de janeiro de 2025.
Os selecionados irão prestar serviço de 5 de fevereiro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026, prazo que pode ser prorrogado, conforme os critérios da Administração Pública Municipal.
A Sectur reforçou que toda a documentação deve ser anexada via internet durante o processo de inscrição (no formulário) e não será recebida presencialmente.
Dúvidas sobre o edital podem ser enviadas para a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio pelo e-mail turismo.diretoria@bonito.ms.gov.br.
Inscrições
A data de inscrição, conforme divulgada no edital, é de 16/12/2024 a 16/01/2025, por meio do link clicando aqui.
Após a submissão da documentação exigida, os guias aptos a concorrer à vaga serão submetidos a um sorteio que definirá o cronograma de trabalho na Gruta do Lago Azul.
Especificações
Para concorrer à vaga, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter formação em Turismo com especialização em atrativos turísticos naturais da região;
- Possuir cadastro no CADASTUR, com pelo menos 2 anos de formação;
- Residir em Bonito há pelo menos 3 anos;
- Ter aprovação no estágio da Gruta do Lago Azul, cumprindo as 15 (quinze) visitas exigidas;
- Ter participado do último Plano de Atendimento à Emergência (PAE).
Além disso, é exigida experiência como guia de turismo por, no mínimo, 2 anos, comprovada por declaração de algum atrativo turístico de Bonito. A Sectur esclarece que poderá solicitar outros documentos, caso seja necessário.
Número de Vagas
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, em conversa com a reportagem do Correio do Estado, esclareceu que, por enquanto, não está definido o número de vagas para compor o quadro.
"Isso é uma discussão que vamos começar a fazer a partir de janeiro, após uma reunião com os guias. Estou com três solicitações deles, que vou analisar juntamente com [outras secretarias do município] e com os agentes de turismo", disse Josmail.
Com relação ao salário, por serem comissionados, Josmail explicou que não recebem remuneração fixa da Prefeitura de Bonito. Conforme relatou o prefeito, "quem trabalha mais ganha mais", e o salário pode chegar a aproximadamente R$ 13 mil na alta temporada. Já na baixa, é metade desse valor.
Confira o edital
** Colaborou Naiane Mesquita