Logo Correio do Estado

ARTIGOS Caminhos da vida 21 DEZ 2024 • POR Venildo Trevizan - Frei • 07h30
  Arquivo

Viver é uma dádiva oferecida a tudo e a todos quantos façam parte desse universo, o qual nós, seres humanos, recebemos o dom de administrar. Estamos cientes também que procede de um ato de amor superior. E cada qual é ainda favorecido por dons especiais.

Nada mais nobre para nós seres humanos do que saber que o Deus que conhecemos e amamos também assumiu o corpo humano, fazendo-se igual em tudo, menos no pecado. Assim sendo, conviveu participando dos ambientes, dos estudos e dos divertimentos, chegando a impressionar por seus conhecimentos e por suas habilidades.

Como qualquer ser humano, ele também celebrou e ainda celebra os fatos importantes de sua vida. Ele também celebra sonhos, amizades e fatos familiares. E estamos próximos de celebrar seu aniversário. E, ao falar de aniversário, logo surge na mente o pensamento de bolo, parabéns e presentes.

Nessa hora será de grande valor a presença dos parentes e dos amigos. O importante nessa hora será a escolha do presente. O presente revelará a estima e o bem-querer. Revelará ainda o tanto de amizade, o tanto de carinho e o tanto de amor alimentados.

Lembre que o aniversário do melhor e maior amigo está próximo. As ruas estão iluminadas. As praças estão enfeitadas. As ruas estão decoradas. E seu coração? E sua alma? E sua família? E sua comunidade? E sua igreja? E o seu presente?

Já pensou qual será o seu? Tenho certo receio, pois ainda existem muitas pessoas que nem pensaram. Não seja por isso. Existem muitas maneiras de presentear. Prepare um belo presente para a esposa, que há muito tempo está esperando um abraço e um beijo. Prepare um carinho acompanhado de um abraço também.

Em seu lar, reserve um momento para todos, de mãos dadas, elevarem uma prece de gratidão pelo ano que está findando, pelas conquistas, pelo amor partilhado e pelas bênçãos recebidas, pelo perdão doado e pela sabedoria celebrada.

Celebrem a alegria de estarem juntos. Celebrem a fé que os une. Celebrem o Natal com a partilha de presentes. Neste Natal, todos deverão ganhar um presente. Por simples que seja, reparta. Será o símbolo do grande presente: Jesus.

Ele, por sua vez, também ansiosamente aguarda presentes. O presente de coração que ama a seus irmãos ao proclamar: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”. Aguarda um coração que perdoe as ofensas, um coração que semeie otimismo, paz e solidariedade. Um coração que difunda a bondade, a verdade e a justiça. Um coração que implante a honestidade, a verdade e a dignidade.

Esses seriam os presentes desejados. Mas, infelizmente, ainda existem muitos corações vazios de amor. Corações que alimentam a indiferença e o ódio. Ainda existem corações que abusam da violência e do indiferentismo.

Ainda acreditamos na conversão. Acreditamos no retorno ao Pai das Misericórdias. Acreditamos em um coração novo, em uma vida nova e em uma alma nova. Pois para Deus tudo é possível. E cantaremos Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade.