Logo Correio do Estado

DIÁLOGO Mesmo com a exoneração publicada, figurinha passou óleo de peroba na cara... Leia na coluna de hoje Por Ester Gameiro (dialogo@correiodoestado.com.br) 24 DEZ 2024 • POR ESTER FIGUEIREDO • 00h02

Augusto Cury - escritor brasileiro

"Se quisermos compreensão, respeito, gentileza, solidariedade, devemos aprender a ser compreensivos, respeitosos, gentis e solidários”.

FELPUDA

Mesmo com a exoneração publicada no Diário Oficial de MS, figurinha passou óleo de peroba na cara e continuou usando o lugar que ocupava até então e despachando como se ainda estivesse no cargo. 

Enquanto isso, o substituto teve que esperar sentado na sala dos motoristas que, gentilmente, cederam uma cadeira até que o seu futuro espaço fosse liberado. Quis mostrar que caiu, mas de pé. 

E assim caminha a humanidade... Pode?

Durante o 27º Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, Victor da Silva Lima, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMS, recebeu o Prêmio Francisco José de Abreu Matos de Pesquisa e Inovação. O trabalho premiado, que teve a professora Nídia Cristiane Yoshida como orientadora, foi desenvolvido durante o mestrado de Lima, concluído em 2023, e é continuado agora, durante o seu doutorado. 

A pesquisa envolve o estudo da composição química da Aspidosperma nobile, espécie ainda não reportada na literatura e escolhida como objeto de estudo a partir de observações realizadas durante visitas de campo, em que a presença de látex vermelho chamou atenção do pesquisador.

A premiação é oferecida pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais e tem por objetivo homenagear os melhores trabalhos científicos desenvolvidos por jovens pesquisadores.

Futuro

Depois das eleições municipais deste ano e seus resultados, nos bastidores políticos, as conversas soam com tom de advertência sobre como será o desempenho nos Legislativos estadual e federal. A configuração partidária poderá mudar quase  completamente, levando-se em conta as posições a serem tomadas diante dos graves problemas que deverão vir e que terão reflexos em 2026. 

A conferir.

Jacqueline Vargas e Simone Storti
Bruna Rezende

Posses

Está marcada para as 16h do dia 1º de janeiro de 2025 as cerimônias de posse da prefeita Adriane Lopes, da vice-prefeita Camila Nascimento e dos 29 vereadores de Campo Grande. Será no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Em seguida, os vereadores vão para a Câmara Municipal, onde acontecerá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.

Batente

Porém, os trabalhos em plenário terão início somente no dia 17 de fevereiro, com o ato inaugural acontecendo às 9h. No dia seguinte (18), será realizada a primeira sessão ordinária de 2025. A partir daí, dará para se ter ideia sobre o comportamento dos vereadores “indecisos” e como serão as articulações.

ANIVERSARIANTES

Terça-Feira (24)

Quarta-Feira (25)

* Colaborou Tatyane Gameiro