Logo Correio do Estado

Literatura Procurador une poesia e história em livro sobre Campo Grande Obra foi construída a partir de pesquisas em jornais do início do século XX 27 DEZ 2024 • POR Mariana Piell • 15h15
Livro "Ainda Algum", de Oslei Bega Júnior   Divulgação

O procurador estadual, e agora escritor, Oslei Bega Júnior está lançando seu primeiro livro, "Ainda Algum", uma obra que reconstrói literariamente as primeiras décadas do século XX em Campo Grande.

O livro, fruto de uma década de pesquisas em jornais antigos, oferece um olhar único sobre a formação da sociedade campo-grandense, mesclando eventos históricos com uma narrativa envolvente.

O autor revela que a pesquisa ter se tornado um livro não foi algo intencional. "De início, não imaginava um livro... porém, com o tempo, algumas histórias pareciam compor uma 'unidade' que me impulsionaram a pensar em uma 'obra fechada'", explica. Essa percepção levou à rápida escrita de "Ainda Algum".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por hámor edições (@hamoredicoes)

A obra equilibra cuidadosamente a pesquisa histórica e a criação literária. "Todas as menções entre aspas do livro são retiradas de notícias da época", afirma o autor. Ele buscou manter a prosa dos jornais antigos para capturar a atmosfera das décadas de 1920, 30 e 40, fato este que torna a leitura extremamente imersiva.

Para Oslei, o maior desafio enfrentado foi o tempo. "Fui equilibrando trabalho, o cotidiano, a estruturação do livro e o ato efetivo de escrever", conta o autor. 

"Ainda Algum" estabelece uma conexão intrigante entre o passado e o presente. O autor explica: "Penso que o contemporâneo emerge no modo como a Modernidade era vista naquelas épocas... É um balanço, uma oscilação entre uma sociedade que se formava no 'Brasil profundo' e, por sua constituição e velocidade de crescimento, trazia consigo uma pretensão cosmopolita."

O livro visa promover reflexões sobre a formação social de Campo Grande. "Eu espero que apresentar essas histórias no presente possa representar alguma reflexão sobre como a formação social de Campo Grande, sob certos aspectos, ainda se apresentam na atualidade", diz o autor.

Lançamento

O pré-lançamento de "Ainda Algum" vai até o final de janeiro, com o lançamento oficial programado para fevereiro na sede da editora Hámor, que, segundo o autor, "fez um trabalho primoroso e que engrandeceu a obra".

"Ainda Algum" promete ser uma leitura fascinante para os interessados na história de Campo Grande e na evolução das cidades brasileiras no início do século XX, oferecendo uma perspectiva única sobre o passado que ainda ecoa no presente.

Os interessados em adquirir a obra durante o pré-lançamento podem acessar o site da editora Hàmor. Também está à venda no site a flâmula do livro com a frase "A subversão é companheira antípoda dos anseios moralizantes".

Assine o Correio do Estado