Logo Correio do Estado

Sizuo Uemura, empresário e ex-vereador de Dourados, morre aos 83 anos Destaque no ramo automotivo, Uemura deixa esposa, quatro filhos e netos 4 JAN 2025 • POR Alanis Netto • 19h30

Morreu na manhã deste sábado (4), aos 83 anos, o ex-vereador e empresário Sizuo Uemura. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e há sete anos tratava de um câncer.

Sizuo Uemura nasceu em Bilac, no interior de São Paulo, mas se mudou para Dourados, no interior de Mato Grosso do Sul, aos 10 anos de idade. Quando jovem, voltou a São Paulo para fazer faculdade de direito na Universidade Federal de Bragança Paulista.

Ele se destacou no ramo automotivo, comandando concessionárias das marcas Fiat e Ford, além de ser detentor da marca PAX, de serviços funerários e atendimento em planos de saúde.

Foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) de 1969 a 1977, e também vereador de Dourados na legislatura 1973-1977, durante o mandato do ex-prefeito João Totó Câmara.

Uemura chegou a disputar as eleições majoritárias como candidato a vice-prefeito em 1976, na chapa de Ivo Cersósimo, mas não foi eleito.

Há 7 anos, o empresário foi diagnosticado com câncer, doença que causou sua morte.

Ele deixa a esposa, Helena Uemura, quatro filhos e netos.

Alvo da Polícia Federal

Uemura e os filhos foram alvos da Polícia Federal em 2009, durante a Operação Owari, que investigava crimes como fraudes em licitação, corrupção de servidores públicos e agiotagem, entre outros delitos.

Sizuo, os filhos, Sizuo Uemura Júnior, Eduardo Takhashi Uemura e um funcionário da família, Hernani Assis, conhecido como Polaco, foram presos no dia 7 de julho de 2009, em cela especial, e soltos seis dias depois.

Assine o Correio do Estado.