Logo Correio do Estado

Opção de Lazer UFMS libera piscina para estudantes e servidores terem um 'refresco do calorão' Com horários matutino e vespertino, veja o que é necessário para curtir com os amigos no Complexo Aquático da Cidade Universitária 7 JAN 2025 • POR Laura Brasil • 17h15
  Gerson Oliveira / Correio do Estado

Durante o período de férias, a ação Eu Respeito, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), irá liberar o Complexo Aquático da Cidade Universitária tanto para servidores quanto para universitários.

Antes de “cair na água”, estudantes, professores e servidores devem apresentar um atestado médico que libere atividades físicas aquáticas. O documento deve ser enviado por meio da página da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), no link: (https://proece.ufms.br/piscina/).

Para estudantes que não retornaram aos seus municípios e ficaram na Cidade Morena, ou mesmo para os que não viajaram para curtir os balneários no interior, a opção de lazer é um verdadeiro bálsamo nos dias quentes enfrentados pelo Estado.

Conforme explicou a diretora de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Edineia Ribeiro, a universidade dispõe de uma boa estrutura para a prática de atividades físicas que promovem o bem-estar.

Os acadêmicos procuram a piscina ao longo de todo o ano, mas, no período de férias, o fluxo é melhor. Para a diretora, isso torna o espaço mais acessível aos estudantes.

Quem pode utilizar?

O secretário de Gestão de Espaços Físicos da Proece, Itamar Ferreira, explicou que a piscina está liberada para estudantes de graduação ou pós-graduação com matrícula em dia.

Também está liberada para servidores técnicos ou professores. Cabe ressaltar que todos devem apresentar um atestado médico de aptidão física que libere a realização de atividades esportivas aquáticas.

Confira os horários

Desde o início do mês, o Complexo Aquático está aberto das 8h às 12h e das 14h às 18h, incluindo os sábados, com funcionamento somente pela manhã, das 8h às 12h.

O único dia em que não haverá funcionamento será às segundas-feiras, devido às atividades de manutenção.

“Em fevereiro, os horários normais retornam, ou seja, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para utilizar a piscina, no entanto, é necessário fazer um agendamento prévio e enviar o atestado na página da Proece”, reforça o secretário.

Onde fazer o exame?

Os interessados podem procurar a Clínica Escola Integrada da UFMS, onde os exames são realizados às segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e às quintas-feiras, das 7h30 às 10h30, somente com agendamento prévio por meio do link: https://clinicaescolainisa.ufms.br/.

Regras

A universidade pede que os usuários utilizem roupas e acessórios apropriados para atividades aquáticas. Trocas de roupas devem ser feitas somente nos vestiários.

Todos os usuários, sem exceção, devem apresentar o atestado médico e utilizar as duchas antes de entrar na piscina, garantindo assim a higienização e a qualidade da água.

O que não é permitido

Assine o Correio do Estado