Dos cerca de 20 mil inscritos que realizaram as provas do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mais de 500 tiveram nota zero na redação e foram eliminados. Resultado preliminar foi divulgado nessa quinta-feira (9). Dos isncritos, 3,4 mil não compareceram no dia da prova.
As provas do vestibular foram aplicadas no dia 1º de dezembro de 2024, em 11 municípios do Estado.
O tema da redação nesta edição do vestibular da UFMS foi: “Ações Individuais no combate às mudanças climáticas: obrigação moral ou solução ineficiente?”.
Conforme consta no edital de resultado preliminar, 542 candidatos zeraram a redação, por diferentes motivos.
A maioria foi desclassificada por entregar a folha de redação em branco, sendo 216 candidatos que não escreveram ou não passaram a limpo o texto do rascunho para a folha de prova.
Na sequência, houve muitos candidatos que entregaram a redação mais curta ou maior do que o permitido. Conforme o edital, seriam zeradas redações onde o candidato empregasse menos de 15 linhas ou mais de 30 linhas em seu texto na prova presencial, ou menos de 150 e mais de 450 palavras digitadas na prova digital.
Por este quesito, 203 estudantes foram eliminados.
Outros 53 tiraram zero por entregar a redação composta predominantemente por cópias de trechos de outras partes da prova.
Os corretores consideraram que o texto de 62 candidatos eram plágio de textos modelos divulgados em mídias digitais ou impressas.
Seis pessoas entregaram a folha de redação com marca, desenho ou outros elementos.
Uma pessoa foi eliminada por "apresentar formas propositais de anulação, como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto".
Também uma pessoa zerou por entregar o texto desarticulado verbalmente ou com códigos alheios à Língua Portuguesa escrita.
Em contrapartida, sete pessoas tiraram nota 1000 na redação, que é a pontuação máxima.
Resultado preliminar
O resultado preliminar das provas objetivas e de redação do Vestibular UFMS 2025 estão disponíveis para consulta no site da institutição.
Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionisio Leite Filho, os participantes devem atentar-se à sua pontuação.
“O candidato possui os espelhos da redação e cartão resposta na Área do Candidato. As notas são dispostas apenas no edital. Após a análise de recursos, são publicados os editais de resultado final e convocação de matrícula”, explica.
Em caso de inconsistências, os candidatos poderão apresentar recurso administrativo desta sexta (10) até segunda-feira (13).
A previsão é de que o resultado dos recursos seja publicado juntamente com o resultado final do processo seletivo em 4 de fevereiro.
Já os resultados preliminares do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS estão previstos para serem publicados até o fim desta sexta-feira (10).
O ingresso dos aprovados no vestibular da UFMS ocorrerá no primeiro semestre de 2025.