O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) anunciou nesta terça-feira (14) a antecipação da divulgação do resultado final do CNU (Concurso Nacional Unificado), que ficou popularmente conhecido como "Enem dos Concursos".
Segundo o ministério, os candidatos poderão acessar os resultados finais da seleção no dia 4 de fevereiro.
Anteriormente, a divulgação dos resultados estava prevista para o dia 11 de fevereiro, data estabelecida após acordo entre a União, o MPF (Ministério Público Federal) e a Cesgranrio, organizadora do certame.
O ministério também informou os procedimentos para as convocações dos cursos de formação dos aprovados no concurso.
Convocação para os cursos de formação
Nesta quarta-feira (15), será publicado o edital específico de convocação para os cursos de formação. A partir de 4 de fevereiro, as informações serão disponibilizadas na Área do Candidato.
Cada candidato deverá verificar se foi convocado e confirmar seu interesse na participação, inicialmente, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, data da primeira convocação.
- Convocações: Até três convocações poderão ser realizadas para cada cargo, nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro.
- Eliminação por ordem de preferência: Quando um candidato é convocado para um curso de formação, ele será eliminado para os cargos abaixo em sua lista de preferência.
- Prazo de confirmação: O candidato que não manifestar interesse dentro do prazo estabelecido será eliminado do cargo correspondente e das opções abaixo na sua lista de prioridades, permanecendo em disputa apenas pelas opções superiores.
- Confirmação única: Uma vez confirmada a participação no curso, a confirmação será válida mesmo que o candidato seja convocado posteriormente para outro cargo de maior preferência.
Matrícula e bolsa
Além de confirmarem a convocação, os candidatos deverão realizar a matrícula junto às instituições responsáveis pelos cursos de formação, seguindo os regulamentos e calendários específicos.
Durante o curso de formação, os participantes receberão uma bolsa correspondente a 50% do salário inicial da carreira. O processo inclui avaliações e pode resultar em eliminação. Mais detalhes serão especificados em edital.
Cargos que exigem curso de formação
- Analista de comércio exterior: 50 vagas
- Analista de infraestrutura: 300 vagas
- Auditor fiscal do trabalho: 900 vagas
- Analista em tecnologia da informação: 300 vagas
- Analista técnico de políticas sociais: 500 vagas
- Especialista em políticas públicas e gestão governamental: 150 vagas
- Especialista em regulação de saúde suplementar: 35 vagas
- Especialista em regulação de serviços públicos de energia: 40 vagas
- Especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários: 30 vagas
Nova edição do CNU
A realização de uma nova edição do CNU será anunciada somente após a finalização do CNU de 2024. A ministra Esther Dweck expressou o interesse do MGI em realizar outra seleção, mas as instituições participantes ainda não foram confirmadas.
Cronograma de divulgação dos resultados finais do CNU
- Divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da 1ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7: 4 de fevereiro
- Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do Bloco 8: 4 de fevereiro
- Divulgação da 1ª convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7: 4 de fevereiro
- Prazo para confirmação de participação em curso de formação: 4 e 5 de fevereiro
- Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 2ª convocação para cursos de formação: 11 de fevereiro
- Prazo para confirmação de participação em curso de formação: 11 e 12 de fevereiro
- Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 3ª convocação para cursos de formação: 18 de fevereiro
- Prazo para confirmação de participação em curso de formação: 18 e 19 de fevereiro
- Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos cursos de formação: 28 de fevereiro