Logo Correio do Estado

Ao contrário da maioria dos prefeitos em Mato Grosso do Sul, que abriram as...Leia na coluna de hoje Confira a coluna Diálogo desta quinta-feira (16/11) 17 JAN 2025 • POR Ester Gameiro • 00h01

REGIANE MACHADO ESCRITORA BRASILEIRA

 "Somente quem vivencia cada conquista e sabe realmente como é difícil chegar até ela consegue entender o porquê das pessoas valorizarem cada minuto de sua vida e cada simples atitude ou decisão tomada”.

FELPUDA

Ao contrário da maioria dos prefeitos em Mato Grosso do Sul, que abriram as portas   para a população e mostraram serviço  já nesses primeiros dias de mandato,  outros, porém, decidiram iniciar uma administração  “volto depois”. É que resolveram fechar as prefeituras  por determinado período para, digamos,  “tomar pé da situação” e iniciar os trabalhos  para os quais foram eleitos. Suar mesmo a camisa e a blusa nesse começo, nem pensar... 

Recurso

A Anatel lançou um novo recurso com o objetivo de aumentar  a rapidez e a eficiência  em emergências. A tecnologia permite a localização de usuários  de dispositivos Android e iOS durante chamadas para  190 (polícia), 192 (serviço médico)  e 193 (bombeiros).

Mais

O novo recurso funcionará  de forma automática no sistema operacional Android  (versão 5.0 ou superior)  e iOS (versão 18.2 ou superior)  – não são necessários aplicativos ou ações do usuário. Moradores de áreas com coberturas limitadas  também terão acesso.

Gustavo Sarti - MANU SCARPA E LUCAS RAMOS/BRAZIL NEWS
Regina, Mel Canale, Heitor Fagundes e Adriana Fagundes

Doce ilusão

Nos meios políticos, tem gente achando que uns e outros estariam “deitados em berço esplêndido”, sonhando que a volta  em 2026 “é curta e certa”.  Tais observadores afirmam  que essa tchurminha, nos últimos tempos, teria guardado  o caderninho com o nome “povo” na gaveta e que estaria “pegando pó”, como se dizia não tão antigamente.

Presente

A vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) vem deixando  muito claro que, embora seja secretária de Assistência Social, não deixará de exercer o papel  para qual foi eleita e que a permite estar com os pés em toda  a estrutura da gestão. Observadores mais atentos  acham que ela estaria querendo demarcar terreno para não ficar  à sombra da prefeita, apenas como titular de um órgão de primeiro escalão. Em resumo, não gostaria  de ser vice “apenas por ser”,  sem nenhuma autonomia.  Vai daí que...

Caminho livre

A decisão de se manter neutro  no segundo turno  das eleições em Campo Grande, liberando seus filiados,  contribuiu para que  não houvesse nenhum  “nariz torcido” para a escolha  de Youssif Domingos,  um dos históricos do MDB,  para o cargo de secretário  de Governo de Adriane Lopes (PP). A nomeação possibilita ainda  que os emedebistas possam respaldar a administração  da prefeita Adriane no presente, com olhos voltados que só  para o futuro.

Aniversariantes