No dia 31 de março de 2020, a aposentada Eleuzi Silva Nascimento, 64 anos, morreu vítima de Covid-19, sendo o primeiro óbito pela doença registrado em Mato Grosso do Sul. Ela era moradora de Batayporã, mas faleceu em Dourados, onde estava internada.
Desde o primeiro óbito registrado, foram 11.342 vítimas do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo 25 neste ano.
Eleuzi foi merendeira em escola pública estadual durante quase toda a vida, estava internada no Hospital da Cassems, em Dourados desde o dia 24 de março de 2020, quando morreu sete dias depois.
Antes disso, no entanto, ela já havia ficado internada uma semana - de 16 a 23 de março - em Nova Andradina.
No hospital ela apresentou problemas respiratórios graves e chegou a receber alta sem realizar o teste. Importante ressaltar que no início da pandemia os testes eram escassos e realizados apenas conforme critérios estabelecidos pelas unidades de saúde.
O teste na aposentada só foi realizado um dia após receber alta e passar mal novamente. Neste ponto, ela já estava em estado grave, foi entubada e levada as pressas para Dourados.
Na época, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a aposentada pegou o coronavírus da irmã, de 59 anos, que esteve na Bélgica e, posteriormente, testou positivo. A irmã teve sintomas leves e cumpriu isolamento em casa.
A aposentada era fumante e tinha como comorbidade problemas respiratórios. Segundo a família, ela fazia tratamento para efisema há quatro anos.
Antes do primeiro óbito, no dia 14 de março de 2020 haviam sido registrados os dois primeiros casos da doença em Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, a primeira morte foi registrada no dia 13 de abril de 2020. A vítima tinha 71 anos e estava internada no Hospital Regional de Campo Grande. Ela tinha problemas cardíacos e diabetes.
Panorama
Ao longo doscinco anos após o registro da primeira morte por Covid-19, outros 11.342 sul-mato-grossenses faleceram em decorrência da doença. No Brasil, são 7.090.480 mortes desde o início da pandemia.
Quanto aos casos, foram confirmados 639.570 em Mato Grosso do Sul e 777.637.340 no País.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, na última terça-feira (28), neste ano, a Covid fez 25 vítimas no Estado, com 2.238 casos confirmados.
Em todo o ano passado, foram 11.998 casos, com 135 óbitos.
Ainda segundo o boletim epidemiológico, a cobertura vacinal é de 83,6% em Mato Grosso do Sul. No entanto, quando consideradas o reforço bivalente, a cobertura é menor.
No dia 5 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou uma alteração no status da covid-19, que deixou de ser classificada como emergência de saúde pública de interesse internacional.