Logo Correio do Estado

Segurança pública Roubo na capital cai 29,6% no primeiro bimestre de 2025 Desde o final de 2024, o Governo do Estado vem investindo na segurança de Campo Grande 18 MAR 2025 • POR Mariana Piell • 10h30
Policiamento no centro de Campo Grande   Bruno Rezende / Governo de MS

Campo Grande registrou uma queda significativa nos índices de roubos e furtos nos dois primeiros meses de 2025, de acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Os casos de roubo na cidade diminuíram 29,6%, passando de 425 ocorrências em janeiro e fevereiro de 2024 para 299 no mesmo período de 2025.

As reduções mais expressivas foram observadas em roubos de veículos, roubos em vias urbanas e roubos ao comércio e residências, com quedas de 50%, 36,8% e 11,8%, respectivamente.

Além disso, não houve registros de roubo seguido de morte no período analisado.

Os furtos também apresentaram uma redução de 15,4%, com 2.332 ocorrências registradas entre janeiro e fevereiro de 2025, em comparação com 2.757 no mesmo período do ano anterior. Destaca-se a queda de 28,3% nos furtos de veículos e 18% nos furtos em residências.

Enfrentamento à criminalidade

O delegado Fábio Brandalise, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), atribui essa redução ao trabalho intenso e contínuo do policiamento repressivo realizado pela equipe da Derf e demais forças de segurança.

De acordo com ele, a análise criminal diária permite a deflagração de diligências imediatamente após a consumação dos delitos.

“A experiência e comprometimento do corpo de policiais lotados na Derf possibilita a realização de combate especializado dos crimes de Furtos e Roubos, identificando e mapeando indivíduos reincidentes e grupos criminosos que praticam reiteradamente crimes patrimoniais”, destaca o delegado.

Desde o final de 2024, o Governo do Estado tem investido em algumas melhorias na segurança pública, como a destinação de R$ 9,3 milhões em novas viaturas para o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Assine o Correio do Estado