Logo Correio do Estado

16ª edição Com foco na ciência e tecnologia, DINAPEC 2025 promete reunir 3,5 mil pessoas Evento é uma feira tecnológica que expõe, de forma interativa, tecnologias voltadas à agricultura e pecuária no campo 24 MAR 2025 • POR Naiara Camargo • 12h00
  MARCELO VICTOR

Dinâmica Agropecuária (DINAPEC-2025-16ª Edição) ocorre nesta segunda (24), terça (25) e quarta-feira (26), na Embrapa Gado de Corte, localizada na avenida Rádio Maia, número 830, zona rural de Campo Grande. São esperadas 3,5 mil pessoas em três dias de evento.

O lançamento do evento ocorreu em 24 de fevereiro na Bioparque Pantanal, situado nos altos da avenida Afonso Pena e a abertura acontece nesta segunda-feira (24) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A DINAPEC é uma feira tecnológica que expõe, de forma interativa, tecnologias voltadas à agricultura e pecuária no campo.

O público-alvo é agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais, empresários ligados ao agronegócio, pesquisadores, técnicos e profissionais da agropecuária, professores e estudantes de escolas técnicas rurais e universidades.

A feira será montada em uma área de 32 hectares, na sede da Embrapa, zona rural de Campo Grande, atendendo transformações e demandas do setor produtivo e proporcionando um ambiente de interação e integração com empresas, líderes e referências em inovação nos diversos setores do segmento.

A feira ocorre anualmente e é realizada desde 2006 pela Embrapa Gado de Corte.

Instituições públicas e privadas, da cadeia produtiva da carne e especialistas em pecuária de corte, se reunirão durante o evento para discutir sobre sustentabilidade, clima, mercado e políticas públicas para debater a bovinocultura de corte brasileira no contexto das mudanças climáticas.

Durante o evento, haverá exposição de tecnologias brasileiras voltadas para a sustentabilidade no campo, como:

Além disso, durante o evento, políticas públicas serão apresentadas, como:

Na abertura do evento, também é realizado o Fórum Pré-COP30 – A pecuária como parte da solução, tema que aborda a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil, no estado brasileiro onde nasceram os protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”.

Durante o Fórum Pré-COP 30, serão explanados cursos técnicos, mesas redondas e palestras sobre Carbono sob Controle, Saúde Única, Sistemas Pecuários Sustentáveis e Integração na Produção Agropecuária.

Durante o evento, também será lançado o App AndroLógico, o primeiro aplicativo de exame andrológico. Construída por equipes da Embrap Pantanal (MS) e Embrapa Gado de Corte (MS), a plataforma é gratuita e pode ser usada en dispositivos móveis e computadores.

O exame padroniza a qualidade de exames clínicos, físicos e morfológicos de machos bovinos reprodutores.
A ferramenta auxilia médicos-veterinários na seleção de reprodutores bovinos com melhor desempenho reprodutivo.

O exame andrológico é crucial para a qualidade do rebanho, uma vez que um touro infértil pode representar a perda de 25 a 50 bezerros. Inicialmente pensado para bovinos, o app pode se adequado às demais espécies, o que o torna uma contribuição singular à pecuária nacional.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressaltou a importância e relacionou os eventos Dinapec/Fórum Pré-Cop com o Pacto Pantanal, programa que será lançado na próxima quinta-feira (27).

"Temos muito a mostrar sobre os sistemas produtivos de Mato Grosso do Sul, vinculado à uma baixa emissão de carbono, isso é muito fundamental em relação a toda essa discussão, diretamente ligada a COP. A outra agenda é relativa ao Bioma Pantanal. Nós teremos na quinta-feira o lançamento do Pacto Pantanal, que certamente vamos levar para a COP também como um case de conciliação de sistemas produtivos, a conservação do bioma e da biodiversidade", pontuou o governador.

O presidente da FAMASUL, Marcelo Bertoni, ressaltou a importância do evento para agricultores e empresários do ramo.

"Um evento grandioso onde se transfere muita tecnologia, onde a Embrapa consegue apresentar as novas tecnologias de ciência e inovação. Uma parceria extremamente importante e muito interessante para os dois lados, tanto para a Embrapa, quanto para a FAMASUL. Nós entendemos que aqui a gente consegue pegar o que a Embrapa faz e transferir para os nossos assistidos, transformando essa linguagem pouco técnica demais, às vezes, para os nossos produtores, e aí levando essa transferência de tecnologia", explicou Bertoni.

Ele ainda explicou a relação DINAPEC/Fórum Pré-COP e disse que uma Carta Pecuária será escrita sobre o que o ramo espera daqui a 30 anos.

Daqui vai sair uma carta pecuária onde nós vamos construir a várias mãos o que a pecuária faz para o Brasil, tanto para desmitificar um pouco aquela impressão de que a nossa pecuária polui, dos efeitos, dos gases carbonos. Isso foi desmitificado pela Embrapa após estudos mostrando que a nossa pecuária é benéfica para a captação de carbono. Então aqui daqui vai sair uma carta da Pré-COP, onde a gente vai apresentar o que a pecuária espera para daqui 30 anos.

A realização é da Embrapa Gado de Corte, Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS).

Os apoiadores são ABCZ, ACRISSUL, ABPO, UCDB, AGUAS GUARIROBA, UNIMED, Flora Pantanal, Geneplus, Canal do Boi, Navesa, Viveiro SGO, Pantanal Tech UEMS, Escola de Economia de São Paulo/FGV, Instituto Taquari Vivo, MAPA, BNDES, UFMT, Climate Bonds Iniciative, CNA, Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Ministério Público Federal, Associação de Olho no Material Escolar.

Autoridades presentes no evento. Foto: Marcelo Victor

Os patrocinadores são Servsal, Adisseo, Asbram, Acrimat, Novilho Precoce, Saci Soluções, Formatto, SRB, Rede ILPF, Biotick, Tourba, @TECH, Inpasa, CRMV/MS, Sebrae, SONDA INFOVIA e OMADA TP-LINK, Banco SICOOB, Timac Agro, Projeto Pronasolos, Unipasto, Marfrig e BRF.

As autoridades presentes na abertura do evento são:

A primeira edição da DINAPEC ocorreu em 30 de março de 2006.