Logo Correio do Estado

Problema antigo Rua com minério de ferro causa série de doenças em moradores de Ladário Ministério Público instaurou novo inquérito civil para apurar problema que existe há quase oito anos 26 MAR 2025 • POR Alison Silva • 09h40
  Foto: Divulgação/MPMS

Moradores de Ladário, no interior do estado, foram ao Ministério Público pedir para que a administração municipal evite o uso de minério de ferro na manutenção da rua Frei Liberato, pois, segundo quem vive na região, o uso do produto tem causado sérios transtornos aos moradores como: irritação nos olhos, sangramentos nasais, coceiras de pele e aumento das doenças respiratórias e cutâneas.  

Além da série de problemas de saúde, os moradores também se queixam do acúmulo de lixo, poeira e poluição sonora nas proximidades do bairro Alta Floresta II. Os moradores pedem que a administração municipal molhe constantemente a via, inclusive finais de semana e feriados. 

O pedido encaminhado à 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá é uma extensão de um processo que se arrasta desde agosto de 2017.

Na ocasião, as solicitações eram as mesmas - pedir para que a administração municipal evitasse o uso de minério de ferro na manutenção de ruas, bem como adotasse medidas para solucionar a falta de pavimentação asfáltica, sinalização, iluminação, além de solicitar a instalação de redutores de velocidade na mesma rua. 

À época, a prefeitura municipal chegou a encaminhar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os documentos para asfaltar a região, entretanto, o asfaltamento do trecho não foi realizado, pois a área coincide com um trecho da  BR-359, de responsabilidade do Governo Federal. 

Conhecida como "Estrada da Codrasa", a área lida com um grande fluxo de caminhões das mineradoras que circulam diariamente pelo local. 

Em 2017, Ministério Público e prefeitura municipal realizaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e solucionaram os problemas, outra vez reclamados pelos moradores. 

Assine o Correio do Estado