Logo Correio do Estado

CAMPO GRANDE Horto Florestal está interditado após queda de árvore Parque estará fechado por 15 dias, de 25 de março a 9 de abril de 2025, podendo ser prorrogado por mais tempo 26 MAR 2025 • POR Naiara Camargo • 09h15
Árvore de grande porte caiu no Horto Florestal
Árvore de grande porte caiu no Horto Florestal   MARCELO VICTOR

Horto Florestal foi interditado temporariamente após queda de uma árvore provocada pelo temporal da terça-feira (18).

O parque estará fechado por 15 dias, de 25 de março a 9 de abril de 2025, podendo ser prorrogado por mais tempo.

Quem foi até o parque deu de cara com um comunicado, pendurado no portão, informando que o parque está fechado temporariamente.

“INTERDITADO. Interditado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande (MS). Motivo: medida de prevenção para averiguação arbórea do Horto Florestal e adoção de medidas pós identificação. Prazo: interditado por 15 dias. Em caso de necessidade, o prazo poderá ser prorrogado”, informou o cartaz.

A árvore, de grande porte, caiu sobre uma construção, pista de caminhada e cerca do Horto Florestal. Veja as fotos:

* Fotos: Marcelo Victor

De acordo com a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), a interdição visa garantir a segurança dos frequentadores.

Equipes da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Secretaria-Executiva de Cultura (Secult) e Guarda Civil Metropolitana atuam em conjunto para a retirada da árvore, avaliando a situação e monitorando a segurança no local.

Paralelamente, será realizado um diagnóstico preventivo das demais árvores do parque florestal para identificar possíveis riscos e garantir que o local seja seguro para o público.

Parque Florestal Antonio de Albuquerque, popularmente conhecido como Horto-Florestal, está localizado na esquina das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel. 

Possui uma área verde de 4,5 hectares, com espaço de lazer e várias espécies de árvores nativas e preserva características próprias. Mudou para horto florestal em 1956.

Dispõe de biblioteca pública, centro de convivência para idosos, orquidário, espelho d´água com espaço para manifestações culturais, pista de skate, teatro de arena coberto para atividades múltiplas (capacidade para cerca de duas mil pessoas), pista de bicicross e projeto de reflorestamento e paisagismo.