
Horto Florestal foi interditado temporariamente após queda de uma árvore provocada pelo temporal da terça-feira (18).
O parque estará fechado por 15 dias, de 25 de março a 9 de abril de 2025, podendo ser prorrogado por mais tempo.
Quem foi até o parque deu de cara com um comunicado, pendurado no portão, informando que o parque está fechado temporariamente.
“INTERDITADO. Interditado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande (MS). Motivo: medida de prevenção para averiguação arbórea do Horto Florestal e adoção de medidas pós identificação. Prazo: interditado por 15 dias. Em caso de necessidade, o prazo poderá ser prorrogado”, informou o cartaz.
A árvore, de grande porte, caiu sobre uma construção, pista de caminhada e cerca do Horto Florestal. Veja as fotos:
* Fotos: Marcelo Victor
De acordo com a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), a interdição visa garantir a segurança dos frequentadores.
Equipes da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Secretaria-Executiva de Cultura (Secult) e Guarda Civil Metropolitana atuam em conjunto para a retirada da árvore, avaliando a situação e monitorando a segurança no local.
Paralelamente, será realizado um diagnóstico preventivo das demais árvores do parque florestal para identificar possíveis riscos e garantir que o local seja seguro para o público.
Parque Florestal Antonio de Albuquerque, popularmente conhecido como Horto-Florestal, está localizado na esquina das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel.
Possui uma área verde de 4,5 hectares, com espaço de lazer e várias espécies de árvores nativas e preserva características próprias. Mudou para horto florestal em 1956.
Dispõe de biblioteca pública, centro de convivência para idosos, orquidário, espelho d´água com espaço para manifestações culturais, pista de skate, teatro de arena coberto para atividades múltiplas (capacidade para cerca de duas mil pessoas), pista de bicicross e projeto de reflorestamento e paisagismo.