Logo Correio do Estado

Comemoração 20 anos depois, formandos da UFMS recebem homenagem na Assembleia Os primeiros 25 engenheiros ambientais do estado vão se reunir na próxima semana 29 MAR 2025 • POR Mariana Piell • 11h00
Primeira turma de Engenharia Ambiental da UFMS  

Em 2025, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) celebra um marco histórico: os 20 anos de formatura da sua primeira turma de Engenharia Ambiental.

O curso foi fundado em 2000, com a liderança do Profº Drº Carlos Nobuyoshi, a partir de experiências positivas que a instituição havia tido com os cursos de pós-graduação oferecidos pelo antigo Departamento de Hidráulica e Transportes do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (DHT/CCET).

Para comemorar os 20 anos de formados e os 25 anos do curso, na próxima segunda-feira (31), a turma irá realizar a cerimônia de descerramento da placa na UFMS.

No dia seguinte, as celebrações prosseguem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A convite do deputado estadual Pedrossian Neto, a turma será homenageada pelas contribuições realizadas ao longo dos anos.

Contribuições

Apaixonados desde o princípio pela temática ambiental, os integrantes da primeira turma de Engenharia Ambiental da UFMS têm desempenhado papéis fundamentais para o tema desde sua formação. Entre suas principais contribuições estão:

Serviço

31/03 (segunda-feira): Passeio UFMS e Placa

O evento contará com a participação da reitora Camila Ítavo e do diretor das Faculdades de Engenharia (FAENG) Sidiclei Formagini. Também estarão presentes o Profº Drº Carlos Nobuyoshi (fundador do curso de Engenharia Ambiental), Profº Drº Kennedy Francis (membro do primeiro colegiado do curso), Paulo Henrique (atual coordenador do curso) e Fabio Veríssimo (ex-coordenador).

01/04 (terça-feira): Homenagem na Assembleia Legislativa

Homenagem especial

Em meio às comemorações, a turma vai ainda dedicar um momento especial para homenagear a colega Lissandra Yunomae, falecida em dezembro de 2021.

Além de engenheira ambiental, ela era uma talentosa musicista, tocando piano, flauta transversal e clarinete com maestria. Sua dedicação à família era admirável, sendo mãe amorosa de Luiz, Suzana e Tiago.

Lissandra também se formou em Contabilidade e chegou a cursar Filosofia nos últimos anos de sua vida, mostrando uma busca constante por conhecimento e reflexão. Mesmo enfrentando o câncer com coragem, manteve um sorriso sereno que transmitia paz.

Sua gentileza e amizade marcaram profundamente todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Hoje, ela é lembrada pelos colegas com muito carinho e guardada como um exemplo de força, doçura e inspiração.

Assine o Correio do Estado