Logo Correio do Estado

EXTORSÃO Agiotas cobravam juros de 30% de beneficiários do Bolsa Família Três pessoas foram presas nesta segunda-feira (31) e na casa deles foram apreendidos R$ 437,9 mil e espécie (veja vídeo) 31 MAR 2025 • POR Neri Kaspary • 12h59
Além do grande volume em dinheiro, policiais apreenderam jóias, relógios, armas, munições e três veículos  

Agentes da Polícia Civil de Corumbá e Ladário apreenderam quase meio milhão de reais e prenderam três agiotas que tinham entre seus clientes centenas de beneficiários de programas sociais como Bolsa Família e Mais Social. 

A apreensão de dinheiro, que somou R$ 437,9 mil, ocorreu em meio à “Benefício Seguro”, que cumpriu três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão.

Os alvos são investigados pelos crimes de extorsão, supressão de documento público, furto mediante fraude, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e agiotagem. 

Além das milhares de cédulas de dinheiro, durante as buscas foram apreendidos centenas de documentos pessoais, cartões de benefício social, munições, três veículos, joias. Os cartões, principalmente do Bolsa

Família, estavam todos separados conforme o número final do benefício, para facilitar o saque, que era feito pelos próprios agiotas. 

Agiotas retinham cartões dos beneficiários e separavam de acordo com o período do saque

De acordo com as investigações, os suspeitos concediam empréstimos às vítimas com cobrança de juros,  de 30% ao mês. Além disso, exigiam garantias como joias, veículos ou cartões de benefício social com senha.

E, segundo a polícia, mesmo após o pagamento da dívida, os bens retidos não eram devolvidos, e as vítimas passavam a ser extorquidas sob ameaça e uso de arma de fogo. 

(Com informações da assessoria)
Assine o Correio do Estado