Logo Correio do Estado

Política Saiba mais Saiba mais 24 MAI 2010 • POR • 06h52

Por que usar sabonete apropriado?
A higiene íntima feminina diária é necessária é indispensável para a manutenção da saúde e quando é feita de forma inadequada pode trazer desconforto e favorecer o desenvolvimento de infecções ginecológicas. O pH normal da pele é ácido e varia entre 4,0 e 5,5, de acordo com a região do corpo. Esse pH ácido funciona como uma “capa” e protege a pele da proliferação de bactérias.
Mas o pH ácido pode se desequilibrar por vários fatores, entre eles, o uso constante de sabonetes com pH alcalino (o contrário do ácido) e outros produtos. Vale lembrar que a pele da região íntima é naturalmente mais delicada, e também mais suscetível a vários agentes externos. Por isso, os sabonetes para uso íntimo, em geral, são líquidos e especialmente formulados para não agredir a pele e mucosas da região genital.
RECOMENDAÇÕES

Sabonete íntimo
Opte preferencialmente por produtos:
– hipoalergênicos e apropriados para a higiene íntima porque foram testados para essa finalidade, reduzindo a chance de ocorrência de alergias.
– líquidos e com pH ácido (pH entre 4,2-5,6) porque os sabonetes em barra costumam ser alcalinos, na grande maioria, e essa alcalinidade pode agredir a camada protetora da pele, causando alergia e coceira.
– que produzam pouca espuma, para que limpem a pele suavemente sem remover sua camada protetora.
– que não contenham substâncias anti-sépticas (triclosan, clorexidina), que matam os germes bons (naturais) da pele.

– Recomendados por seu ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar a cuidar de sua intimidade.
Frequência diária de higienização

– clima quente: 1 a 3 vezes/dia
– clima frio: 1 vez ao dia
O uso dos sabonetes íntimos deve restringir-se à higiene da parte externa da região genital e não deve ser utilizado para duchas vaginais (internas) e nem para tratar infecções ou inflamações genitais. Se você tiver algum problema como esse, sempre consulte o médico.

Lenços umedecidos
O uso de lenços umedecidos para higiene íntima é útil em algumas situações como: higiene fora de casa, sanitários de uso público, etc. Sua aplicação deve ser muito suave e seu uso não deve ser abusivo para não remover a camada protetora da pele. Dar preferência aos lenços hipoalergênicos com pH ácido, desenvolvidos especificamente para a higiene íntima, porque foram testados para essa finalidade. Essas orientações servem para a maioria das mulheres. Entretanto, àquelas com alta sensibilidade ou antecedentes de quadros alérgicos devem seguir a orientação do ginecologista.

– A higiene da região genital tem o objetivo de remover resíduos e o excesso de gordura.
– Secar a região é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral.
– É recomendável o uso de roupas naturais (não sintéticas) que favoreçam a ventilação local.
– Durante o período menstrual, a higienização da região genital deve ser feita com mais frequência para melhorar a ventilação da região e reduzir a umidade. O sangue menstrual e o uso prolongado de absorventes com película plástica externa são fatores que irritam a região genital.
-Use roupas largas para dormir para aumentar a ventilação da região genital.