Logo Correio do Estado

Mortos na ruptura de represa na Indonésia sobe para 77 Mortos na ruptura de represa na Indonésia sobe para 77 29 MAR 2009 • POR • 09h40

 

A ruptura de uma represa num lago artificial na sexta-feira na Indonésia deixou pelo menos 77 mortos e cem desaparecidos em um subúrbio de Jacarta, segundo novas estimativas das autoridades divulgadas neste domingo. As águas inundaram centenas de casas na periferia de Jacarta, pegando seus moradores desprevenidos.

 

Autoridades indicaram que é provável que o número de vítimas aumente à medida que avancem as operações de busca.

 

Cerca de 500 casas ficaram inundadas total ou parcialmente. A represa ficou completamente vazia e a água chegou a seis metros de altura nas áreas mais afetadas, segundo indicou Danang Susanto, funcionário do Ministério da Saúde.

 

O nível da água enlameada aumentou subitamente entre um metro e meio e dois metros nas áreas residenciais de Cirendeu e Tangerang (sul de Jacarta), muito povoadas e com um grande número de casas frágeis, segundo testemunhos dos vizinhos. A maioria das pessoas dormia no momento do ocorrido.

 

Antes do rompimento da represa, houve muita chuva e ventos fortes, segundo as autoridades.

 

As inundações e deslizamentos de terra são comuns na Indonésia durante a estação das chuvas de monção, que corresponde ao inverno no hemisfério norte. Os danos são agravados pela falta de investimentos e pela falta de manutenção das infraestruturas.

 

Com informações da Agência Estado