Logo Correio do Estado

Queimadas Bombeiros combatem até 5 incêndios por dia Bombeiros combatem até 5 incêndios por dia 2 JUL 2010 • POR • 07h20

ANAHI ZURUTUZA

Queimadas em terrenos baldios têm tirado o sossego do Corpo de Bombeiros de Campo Grande. De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), recebe de dois a cinco chamados por dia para combater incêndios em áreas abandonadas da Capital.
De janeiro a junho deste ano, os bombeiros já atenderam 426 ocorrências de incêndios em terrenos em Campo Grande, mais da metade do que foi registrado de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2009, quando os militares atenderam a 698 chamados do tipo.
Na noite dessa quarta-feira (30), bombeiros controlaram incêndio de grande proporção na Avenida Interlagos, próximo à Avenida Três Barras. Também ontem foi registrada queimada na Avenida Rotterdam, no Bairro Universitário, região sul da cidade.

Crime
Colocar fogo em terrenos baldios é crime. De acordo com o delegado Fernando Villa de Paula, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat), quem for flagrado colocando fogo em áreas de vegetação dentro ou fora da cidade pode pegar de 1 mês a 15 anos de reclusão. “Depende do dano causado pela queimada. Se for um simples incômodo aos moradores da região a pena é de 1 a 3 meses de prisão, se o fogo causou algum dano ambiental a pena já sobe para até 6 anos de reclusão”.
Segundo o delegado, este ano, alguns campo-grandenses já foram indiciados por provocar incêndios em terrenos. “Não tenho o número exato. Mas, a gente tem muita dificuldade para trabalhar com esse tipo de crime, porque, geralmente, as pessoa denunciam sem nos dar qualquer pista que nos ajude a chegar ao autor”.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) também recebe denúncias de queimadas em terrenos. Nos primeiros três meses deste ano, a secretaria autuou 68 proprietários de terrenos da Capital por conta de terem praticado queimadas para a “limpeza” das áreas. A pena administrativa é de multa, cujo valor varia de R$ 1,3 mil a R$ 5, 2 mil.

Serviço: Denúncias sobre queimadas em terrenos podem ser feitas à Decat por meio do telefone 3318-9007 ou à Semadur pelo 3314-3151.