Da redação
Quem acompanhar a partida de abertura da Copa das Confederações, neste domingo, a partir das 11h (de Brasília), perceberá logo qual é a principal trilha sonora dos estádios no país. Em terras sul-africanas, a bola rola ao som das cornetas.
Na entrada do estádio, todos já medem quem tem o pulmão mais forte para assoprar as cornetas. Alguns fazem ritmos e interagem.
Dentro do estádio, o som é ensurdecedor. Sem exagero. Consegue até mesmo deixar fraco ofuscado o potente sistema de som do estádio.
Como hoje é dia de jogo entre os dos da casa e o Iraque, os torcedores locais fazem a trilha sonora no Estádio Ellis Park.
O apresentador da cerimônia de abertura precisou pedir silêncio por mais de cinco minutos. "Por favor, parem de soprar suas cornetas. Façam silêncio para os discursos".
Quando começou a falar, o presidente do Comitê Organizador de 2010, Irvin Khoza, fez gestos com as mãos pedindo silêncio. Quando citou os nomes do atual presidente Jacob Zuma e do ex-presidente Nelson Mandela, mais barulho.
Na porta do estádio, a corneta pequena custa 10 rands (cerca de R$ 2,50). A grande, e preferida dos fãs, sai por 30 rands (aproximadamente R$ 8).
Também existem os corneteiros de plantão pelo desempenho do time. Mas só saberemos qual corneta vai soar mais alto, dos protestos ou da festa, depois do apito final.
As informações são do Portal Terra